Notícias

Acompanhe a nossa série especial de notícias

Notícias - 14 de agosto de 2020 - 09:51

6 livros filosóficos para pensar sobre o mundo

6 livros filosóficos para pensar sobre o mundo

Mundo de Sofia

Do norueguês Jostein Gaarder, esse romance sobre a história da Filosofia é quase um clássico para quem quer saber mais sobre esse campo do conhecimento. A história reúne e ensina de forma descontraída e interessante pensadores como Aristóteles, Descartes e Kant, entre outros, quando Sofia Amundsen começa a receber cartas misteriosas. A correspondência traz questionamentos sobre a existência e sobre o mundo à garota de 14 anos.

Nessa trama para saber quem é o correspondente-fantasma, também somos levados a saber mais sobre os conteúdos de Filosofia que Sofia recebe com cada carta. Além de interessante, a narrativa acaba por se tornar uma linda aula.

O Mundo que Habita em Nós

A jornalista e escritora Liliane Prata nos traz diversas reflexões filosóficas a partir dos assuntos que nos rodeiam no cotidiano. A partir de uma escrita delicada, a autora nos faz entender o “eu” em frente à grandeza da coletividade que chamamos de “nós”. Dessa forma, usamos Filosofia como ferramenta para compreender temas como imediatismo, angústia, comparações e amor-próprio. Já ouviu sobre algum deles aqui pela internet?

Assim falava Zaratustra

Direto para outros tempos, Assim Falava Zaratustra é uma das obras mais influentes da Filosofia Moderna. Escrito por Friedrich Nietzsche, o texto trouxe pensamentos clássicos do filósofo (como “Deus morreu”) e causou grandes controvérsias que marcaram as trajetórias de sua corrente niilista.

Se ler Nietzsche pode ser muito difícil para quem está iniciando no mundo da Filosofia, a designer Thais dos Anjos decidiu adaptar a obra para uma grande história em quadrinhos. A narrativa conta a história de Zaratustra, que, após viver 30 anos isolado no topo das montanhas, volta apenas para anunciar “a verdade” para a sociedade com a vinda do Super Homem (que não, não é o herói).

Epicuro, o Sábio

Epicuro foi um filósofo grego muito famoso por tecer uma teoria sobre a felicidade como objetivo mais importante das nossas vidas. Porém, ela só pode ser atingida se vivermos em um estado de tranquilidade e libertação do medo. E apesar de Epicuro, o Sábio tê-lo como personagem principal, a HQ de William Messner-Loebs e Sam Keith foca em uma série de aventuras cheias de ação (e fictícias).

Entre o mito e a verdade, a narrativa traz conceitos filosóficos que são desenvolvidos na trama de forma bem mais simplificadas. Além disso, a história conta com personagens bem conhecidos, como Platão e o adolescente Alexandre, o Grande.

Filosofia Prática

Nessa obra, a professora de Filosofia Marcia Tiburi decide discutir os conhecimentos filosóficos fora da teoria. Ela aborda questões cotidianas como o mundo político, as redes sociais, o anonimato virtual, entre outros assuntos, por meio de pensadores clássicos. Segundo a escritora, pensar Filosofia na prática é pensar sobre o que estamos fazendo e como estamos vivendo.

O Livro da Filosofia

O livro integra a série da Globo Livros chamada “As Grandes Ideias de Todos os Tempos”. Ele traz uma espécie de apresentação sobre nomes que marcaram a Filosofia Ocidental. E dá alguns detalhes sobre suas biografia e teorias a partir de resumos, esquemas gráficos, citações e bibliografia. O livro tem uma apresentação gráfica muito bonita e dá uma visão ampla sobre os pensadores de forma cronológica.

Por: Letícia Albuquerque

Fonte: Só Notícia Boa