Notícias

Acompanhe a nossa série especial de notícias

Notícias - 6 de agosto de 2020 - 09:10

Aos 96 anos, aposentado realiza sonho e se forma em universidade na Itália

Aos 96 anos, aposentado realiza sonho e se forma em universidade na Itália

Giuseppe Paterno se tornou pessoa mais velha do país a se formar ao concluir curso de História e Filosofia na Universidade de Palermo como primeiro aluno de sua turma. ‘O conhecimento é como uma mala que eu carrego comigo, é um tesouro’, diz.

Aos 96 anos, Giuseppe Paterno enfrentou muitos testes na vida – pobreza infantil, guerra e, mais recentemente, a pandemia de coronavírus. Agora ele passou por um exame que o torna o mais velho universitário graduado na Itália.

Na última semana de julho, o ex-ferroviário deu um passo à frente para receber seu diploma e a tradicional coroa de louros concedida aos estudantes italianos quando eles se formam, aplaudido por sua família, professores e colegas, mais de 70 anos mais jovens do que ele.

“Eu sou uma pessoa normal, como muitas outras”, disse, quando perguntado como era se formar tão tarde. “Em termos de idade, superei todos os outros, mas não foi por isso que quis fazer”.

Já na casa dos 90 anos quando se matriculou em História e Filosofia na Universidade de Palermo, Paterno cresceu amando livros, mas nunca teve a chance de estudar.

“Eu disse: ‘é isso, agora ou nunca’ e, portanto, em 2017, decidi me matricular”, disse ele à Reuters em seu apartamento na cidade siciliana de Palermo, da qual raramente sai hoje devido à sua fragilidade.

“Entendi que era um pouco tarde para obter um diploma de três anos, mas disse para mim mesmo ‘vamos ver se consigo'”.

No dia 29 de julho, ele se formou como o primeiro de sua classe com as principais honras, recebendo parabéns do chanceler da universidade, Fabrizio Micari.

Grande Depressão e II Guerra

Crescendo em uma família pobre na Sicília nos anos anteriores à Grande Depressão, Paterno recebeu apenas educação básica quando criança. Ele se juntou à marinha e serviu durante a Segunda Guerra Mundial antes de trabalhar nas ferrovias quando se casou e criou dois filhos.

Em uma sociedade focada na reconstrução após a guerra, trabalho e família eram as prioridades, mas Paterno queria aprender e se formou no ensino médio aos 31 anos, sempre abrigando um desejo de ir além.

“O conhecimento é como uma mala que eu carrego comigo, é um tesouro”, disse ele.

Como estudante, ele escreveu seus trabalhos na máquina de escrever manual que sua mãe lhe deu quando se aposentou das ferrovias em 1984. Ele evitou o Google em favor de livros impressos e não ficou tentado pelas festas dos estudantes em seus 20 anos de idade. – antigos colegas de classe, que o aplaudiram calorosamente na cerimônia de formatura.

“Você é um exemplo para os alunos mais jovens”, disse Francesca Rizzuto, sua professora de Sociologia, depois de ele passar no exame oral no final de junho.

Paterno confessou um pouco de desconforto com as videochamadas que substituíram o ensino em sala de aula durante o confinamento pelo coronavírus, mas disse que não se deixou levar pela própria doença após a guerra e tudo o mais pelo qual passou.

“Tudo isso nos fortaleceu, todo o meu grupo de colegas, todos aqueles que ainda estão vivos”, disse ele. “Isso realmente não nos assustou tanto”.

Quanto ao que planeja fazer a seguir, ele diz que não vai parar agora que se formou.

“Meu projeto para o futuro é me dedicar à escrita; quero revisitar todos os textos que não tive chance de explorar mais. Esse é meu objetivo”.

Por Reuters- G1