Notícias

Acompanhe a nossa série especial de notícias

Notícias - 12 de março de 2020 - 09:06

Atleta de Faxinal dos Guedes que atua no futsal da Itália fala da tensão no País com o decreto de quarentena

Atleta de Faxinal dos Guedes que atua no futsal da Itália fala da tensão no País com o decreto de quarentena

Governo da Itália decreta bloqueio do país para conter coronavírus.

O primeiro-ministro da Itália, Giuseppe Conte, decretou na segunda-feira (9) bloqueio da Itália como uma medida para conter a propagação do coronavírus (Covid-19), restringindo os deslocamentos no país. Conte disse a repórteres que as medidas adotadas apenas dois dias atrás em grande parte do norte não eram mais suficientes e que teriam que ser estendidas a todo o país desde a última terça-feira (10).

De acordo com a medida tomada por Conte, as pessoas devem ficar em casa, a menos que tenham razões importantes relacionadas ao trabalho, saúde ou outras necessidades especiais. O deslocamento para o trabalho ainda será permitido.

Na segunda-feira, o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, disse que a ameaça de uma pandemia de coronavírus se tornou real, mas disse que seria a primeira pandemia que poderia ser controlada.

Segundo a Rádio Rural de Concórdia estão vários concordienses e moradores da região que estão no País a trabalho, estudo e outros que são atletas e que jogam Futebol e Futsal.

Eduardo Paludo, conhecido do torcedor de Concórdia e também das equipes de futebol de Faxinal dos Guedes, também encontra-se na Itália . Etchyvery Dalla Valle de Faxinal dos Guedes atua ao lado de Eduardo Paludo na mesma equipe.
Paludo está morando na cidade litorânea de Numana, no Centro/Norte da Itália e joga futebol pela equipe do Tenax Torfit Castelfidardo Calcio a 5.

O atleta, casado com a concordiense, Nathalie Gonçalves Paludo, afirma que há uma semana, a região onde residem, não tinha problema algum em relação a doença, mas que nos últimos dias até restrição para sair de dentro de casa foi anunciada pelo governo.

“É isso mesmo, o governo no comunicado falou que quanto menos a gente sair de casa, quanto menos ir em Centros Comerciais em supermercados, onde acumule gente é melhor. Porque começou como se fosse poucos casos e em pouco tempo acabou se espalhando em muitos lugares e nem a região aqui, até uma semana atrás uma semana e pouco atrás, tava tranquilo, agora já é uma das mais afetadas então o governo tá pedindo para gente o quanto menos sair de casa e também não ter contato com pessoas. Tivemos aqui os jogos todos cancelados, os treinos suspensos até nova ordem do governo. Os voos também para voltar ao Brasil a maioria foram cancelados. Então tá uma loucura povo tá bem assustado”, comentou.

Paludo conta que até mesmo para ir ao mercado tem restrições, além da proibição de sair da cidade onde mora.

“Saiu um decreto do governo que não pode sair da tua cidade de residência. Em todas as estradas aqui tem policiais e para sair dela tem que justificar, pra onde você tá indo e só em casos extremos, assim de saúde mesmo, de trabalho, alguma coisa indispensável, se não tu não pode sair da onde você tá. Mercado tá complicado também. Fui pra comprar alguma coisa, para não sair mais durante essa semana e cheguei lá me deparei com uma fila fora do mercado e tinha que manter uma distância de 2 a 3 metros e entrava cinco pessoas por vez para comprar e, dentro do mercado, também é orientado a manter uma distância de 2 metros para não ter contato nenhum, não ter risco nenhum”.

– Sobre o medo da doença, o receio pelas informações que são divulgadas, Paludo citou que todos ficam assustados com o que está acontecendo.

“A gente fica um pouco assustado né, por não ter uma noção do que é entendeu? Vem muita informação, a gente não sabe realmente o que é. Sabe que é um resfriado e ataca o sistema respiratório, então a gente tenta pegar menos vento possível, ter a imunidade alta, que é isso que eles (governo) aconselham para não correr o risco de ir para o hospital. Até aqui se tu chegar a ter uma gripe, resfriado é para ligar para o número (disponibilizado pelo governo), não é para tu chegar ir em hospital ou pronto-socorro, eles vem na tua casa e fazem os procedimentos que tem que ver para ver se tu tem suspeita de infecção”.

– Vários brasileiros e moradores da região de Concórdia mantém contatos através de um grupo de WhatsApp. Eduardo Paludo cita que tem alguns que já estão até retornando para o Brasil.

“Quem a gente conversa, tem alguns que estão tentando voltar para o Brasil, alguns estão conseguindo, mas como eu falei antes, tem alguns que os voos são cancelados então acaba sendo mais difícil. Mas a maioria quer voltar. A gente não sabe o que vai acontecer, a previsão do governo é que aumente muito por isso que eles tomaram essa medida e o problema é assim, que os hospitais estão lotados e esse vírus como ataca o sistema respiratório, você precisa de ajuda para respirar, então os leitos dos hospitais estão lotados. O medo do governo e o medo dos médicos e ministros aqui, é eles ter que escolher quem vai viver entendeu?”, finaliza Paludo.

Por: Rádio Rural de Concórdia/ Portal Faxinal

Foto: Facebook