Notícias

Acompanhe a nossa série especial de notícias

Notícias - 13 de outubro de 2021 - 12:59

Centros de Educação Infantil ganham hortas feitas pelas crianças

Centros de Educação Infantil ganham hortas feitas pelas crianças

Com as mãozinhas na terra, crianças do Centro de Educação Infantil Eliane Kuszkowski, no bairro Santa Cruz, ajudaram a construir a nova horta que será utilizada para a alimentação da unidade escolar. Esta é a segunda horta finalizada pelo projeto que já conta com uma unidade produzindo alimentos no CEI Profª Vitorina Schutz Maia, no Centro.

 

O projeto das hortas foi elaborado pela equipe técnica da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e contou com a ajuda da nutricionista da Secretaria de Educação. De acordo com Bianca Kluck, uma das idealizadoras do projeto, “a horta escolar é um laboratório vivo que possibilita o desenvolvimento de diversas atividades pedagógicas e estimula uma melhora nos hábitos alimentares das crianças,” explicou.

     A escolha das espécies, segundo a nutricionista Alessandra Pires, se deu pela sua boa aceitação na alimentação dos alunos, rápido desenvolvimento e saudabilidade, sendo elas: alface americana, beterraba, cenoura, couve-folha, repolho verde e roxo, tomate cereja, cebolinha verde, salsinha, além de chás como o capim cidreira, camomila e hortelã.

     Além do plantio das espécies, os pequenos alunos poderão auxiliar no reaproveitamento e a ciclagem de nutrientes, através de um canteiro de compostagem, fonte de nutrientes para os próximos cultivos.

     O projeto conta com a supervisão técnica de Anderson Duarte, da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, e o apoio da Epagri, através do extensionista Adriano.

 

  • MUNICIPIO DE SÃO JOÃO DO ITAPERIÚ