Notícias

Acompanhe a nossa série especial de notícias

Notícias - 19 de março de 2021 - 13:28

Conexão Colômbia: Santa Catarina é referência em feira para 180 empresas

Conexão Colômbia: Santa Catarina é referência em feira para 180 empresas

A Rede Catarinense de Centros de Inovação, ambientes criados ou apoiados pelo Governo de Santa Catarina para dar suporte ao empreendedorismo inovador catarinense, é referência para o Brasil. Nesta semana, nos dias 17 e 18, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável apresentou a iniciativa em um painel on-line, na Feria de Innovación Abierta y Conexiones de Valor, da Colômbia.

Destinada para 180 empresas colombianas, a feira incentiva a inovação aberta nas corporações. Além de apresentar a Rede Catarinense de Centros de Inovação, o Governo de Santa Catarina abriu as portas do ecossistema catarinense para conexões e colaborações com os empreendimentos do país vizinho.

“Somos um Estado inovador, com programas para receber e atrair empresas, temos mão de obra qualificada e queremos receber mais investidores. A Feria de Innovación Abierta y Conexiones de Valor é mais uma grande porta para mostrar Santa Catarina para o mundo e abrir possibilidade de conexões com os empreendimentos da Colômbia, que trabalha com muito know-how a inovação”, avalia o Secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Luciano Buligon.

Para a gerente da Rede de Centros de Inovação da SDE, Iuana Réus, a conexão entre empreendedores com diferentes empresas e instituições é uma estratégia-chave para a geração de negócios inovadores.

“Com a chegada acelerada da nova economia, não há mais escolha: é inovar ou inovar. Nessa nova fase, o papel do Governo do Estado é criar conexões, articulações e programas em grande escala garantindo que todos os Centros e ambientes de inovação ligados à nossa Rede multipliquem suas possibilidades de gerar negócios de impacto. Abrir as portas da América Latina para a Rede é uma forma de concretizar isso”, frisa Iuana.

A Rede

Com nove Centros em operação, de um total de 15, a Rede atua em duas frentes: gerar novos negócios inovadores com alto potencial de crescimento e ajudar as empresas estabelecidas a inovar. Os Centros oferecem serviços e recursos que atendem os empreendimentos desde as fases iniciais até o momento em que estão prontos para encarar o mercado, crescer e escalar.

Para operacionalizar esses objetivos, os centros dispõem de serviços como pré-incubação de empresas, incubação, aceleração, coworking, espaço maker, espaço para eventos e capacitações, espaço para P&D, entre outros.

“Os resultados que Santa Catarina está obtendo com os centros de inovação do Estado e parcerias privadas, principalmente neste tempo de pandemia, demonstram que essas iniciativas têm contribuído para o desenvolvimento econômico regional, promovendo a geração de emprego e renda catarinense”, destaca o diretor de Ciência, Tecnologia e Inovações da SDE, Rafael Meyer.

Neste ano de 2021, a SDE planeja ampliar a rede, alcançando outros municípios e regiões do Estado. Saiba mais sobre a Rede de Centros de Inovação em: centrosdeinovacao.sc.gov.br.

 

 

 

Fonte: Mariane Lidorio
Assessoria de Comunicação
Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável – SDE