Notícias

Acompanhe a nossa série especial de notícias

Notícias | Turismo - 17 de janeiro de 2022 - 10:06

Investimentos e projetos fazem de Criciúma o novo polo de turismo no Sul do Brasil

Investimentos e projetos fazem de Criciúma o novo polo de turismo no Sul do Brasil

Entre a serra e o mar, Criciúma possui uma localização privilegiada para negócios e também para o turismo. Nos últimos anos, o município está investindo para se transformar em um polo turístico no Sul do Brasil. Cercada por parques, museus e locais históricos, a cidade está ganhando destaque em nível nacional. A evidência do segmento está atraindo grandes competições esportivas, como a STU National. Criciúma abre, pela segunda vez, a disputa na modalidade de skate com grandes nomes, inclusive medalhistas olímpicos.

Entre 2014 e 2019, o município apresentou um crescimento de 4% no número de empresas relacionadas com o setor. Atualmente, são 782 empreendimentos do ramo, que geram 2,5 mil vagas de emprego diretas e R$ 80 milhões em valor agregado. “O nosso município possui tudo para ser um grande polo de turismo. Temos uma boa rede hoteleira e um leque de opções de restaurantes, sabemos que esses nichos também crescem junto com os nossos investimentos nesta área. Estamos investindo em grandes projetos e trabalhando para transformar a nossa cidade em um ponto de referência no turismo brasileiro”, destacou o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro.

O título da cidade dos parques não é à toa. Criciúma possui três parques em locais estratégicos: o Parque das Nações Cincinato Naspolini, na região da Próspera, Parque dos Imigrantes, no Rio Maina, e Parque Municipal Prefeito Altair Guidi, no bairro São Luiz. Os três espaços são uma imersão na história do município e uma homenagem aos imigrantes que constituíram essas terras. Além dos locais de lazer, a cidade carbonífera possui a única mina de carvão aberta para visitação da América Latina. O atrativo leva o turista a conhecer a exploração do carvão mineral.

Além disso, os museus e locais históricos são outro ponto de visitas na cidade, como Museu Augusto Casagrande, o Memorial Casa do Agente Ferroviário, a Gruta Nossa Senhora de Lourdes, o Parque Ecológico Municipal José Milanese, a Casa da Cultura Neusa Nunes Vieira, o Monumento do Mineiro, entre outros.

Futuros projetos

Para incentivar ainda mais o setor, a Administração Municipal está com mais projetos na área. O município terá a construção do Mirante Realdo Santos Guglielmi, localizado no Morro Cechinel, com mais de 30 metros e que vai permitir uma visão 360° da cidade, além do Parque Municipal da Santa Luzia.

Outro projeto que está em ascensão é o Parque Ecológico do Morro Cechinel, denominado “Monte do Saber”. Com uma área de 71 mil m², o local abrigará a Mina de Visitação Octávio Fontana e três novas atrações. A primeira delas é o mirante, que vai contar com um elevador panorâmico, uma plataforma de vidro e praça gastronômica. Também nessa área, no alto do Morro Cechinel, há o projeto de implantação do Planetário Municipal e uma réplica do Parque Stonehenge, da Inglaterra.

“Estes novos projetos vão contribuir muito para colocar Criciúma entre uma das principais cidades do turismo no Estado. Temos equipamentos únicos que atraem a curiosidade de muitas pessoas e agora com novos projetos, terá ainda mais”, afirma o diretor de turismo da Fundação Cultural de Criciúma (FCC), Ismail Ahmad Ismail.

Atendimento especializado para fomentar o turismo

O Governo de Criciúma também inaugurou o Centro de Atendimento ao Turista (CAT), localizado no hall do Parque das Nações. O local tem como objetivo prestar informações sobre o turismo do município aos visitantes, por meio de materiais de divulgação dos pontos turísticos, vídeos institucionais e informações sobre estadia e alimentação

O município também tem um site voltado ao turismo, com informações sobre as principais hospedagens, locais de lazer, restaurantes, pontos turísticos, transporte da cidade. O endereço on-line, desenvolvido pela Diretoria de Tecnologia da Informação (TI), está disponível no link: turismo.criciuma.sc.gov.br.

STU National

Com tantos atrativos e investimentos, o município está se destacando em âmbito nacional, agora também como sede de eventos esportivos. Pela segunda vez, o município recebe a primeira etapa do STU National. O evento ocorre entre os dias 13 e 23 de janeiro, na pista de skate localizada dentro do Parque Municipal Prefeito Altair Guidi.

A etapa abre o circuito brasileiro da modalidade e vale pontuação máxima no ranking nacional. Na primeira será as competições de Street e a segunda semana é para o Park, nas categorias feminino e masculino. “Nosso esporte sempre se destacou em nível estadual e também nacional e agora, estarmos na rota do skate brasileiro e abrindo o calendário de eventos nos deixa muito felizes. Mostra que estamos no caminho certo, acreditando em nossos atletas, impulsionando o esporte e acreditando no sonho de cada um deles”, enfatizou o presidente da FME Criciúma, Neto Uggioni.

A competição vai contar com atletas olímpicos Rayssa Leal, Pedro Barros, Pâmela Rosa, Luizinho, Isadora Pacheco, Yndiara Asp, Dora Varella e Pedro Quintas. Além de Lucas Rabelo, vice-campeão mundial no Super Crown de Jacksonville, nos EUA, e medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos Júnior de Cali, na Colômbia.

O campeonato terá transmissão ao vivo nos canais oficiais do STU, no SporTV e na programação oficial do Verão Espetacular da TV Globo.