Notícias

Acompanhe a nossa série especial de notícias

Notícias - 26 de outubro de 2021 - 08:11

IV Conferência Nacional de Educação é realizada em Nova Erechim

IV Conferência Nacional de Educação é realizada em Nova Erechim

Na quinta-feira (21), foi realizada a IV Conferência Nacional de Educação (CONAE), etapa Municipal, organizada pelo Fórum Municipal de Educação e Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte de Nova Erechim.

Os trabalhos aconteceram pela parte da manhã em cada unidade escolar e à tarde reuniram-se na Escola Reunida Municipal Professora Lydia Franzon Dondoni. O evento contou com a participação de representantes da comunidade escolar, governantes, gestores, educadores e estudantes; também representantes da sociedade civil através de órgãos e entidades. O evento seguiu os protocolos sanitários exigidos.

A IV CONAE tem como tema: Inclusão, Equidade e Qualidade. A palestra realizada na manhã de quinta foi ministrada pelo Professor Dr. Edivaldo José Bortoleto.

Conforme a Coordenadora do Fórum Municipal de Educação e Coordenadora da Conferência, Ieda Pertuzatti, a conferência teve o envolvimento da comunidade escolar. “Foram apresentadas as 20 metas para a educação do PME de 2014 a 2024, realizado um debate sobre o que já foi cumprido e o que pode ser melhorado e novas ações para o decênio 2024-2034. Bem como o estudo e apontamentos nos três eixos propostos pela Conferência. As alterações e preposições sinalizadas serão apresentadas pelos delegados escolhidos na conferência regional que acontecerá em novembro”, explica.

Conforme destaca a Secretaria Municipal de Educação Guerty Carla Bassani, nessa caminhada de 10 anos, as atuais administrações terão que concluir seu Plano Municipal de Educação. “Tivemos a situação pandêmica que gerou transtornos e certa defasagem no ensino e aprendizagem. Será necessário no decorrer dos próximos anos pensar e elaborar um planejamento visando assegurar o conjunto de aprendizagens essenciais. Esse foi um momento pra isso, de avaliação, que dará transparência as ações da educação”, disse a secretária.

Os participantes foram divididos em grupos, onde debateram e elencaram novas ações para a melhoria da educação nacional.

“Quero aqui agradecer a cada um que contribuiu com o funcionamento dos trabalhos nesta conferência. Tenho a certeza de que estamos no caminho certo”, complementa Guerty.