Notícias

Acompanhe a nossa série especial de notícias

Notícias - 13 de maio de 2019 - 09:25

Lages alcança a marca de 7 mil Microempreendedores Individuais e Secretaria do Desenvolvimento comemora estatísticas de atendimento

Lages alcança a marca de 7 mil Microempreendedores Individuais e Secretaria do Desenvolvimento comemora estatísticas de atendimento

A Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Turismo é responsável por três de um conjunto dos principais serviços oferecidos pela prefeitura de Lages: Sala do Empreendedor, Banco do Emprego e Programa Qualifica Melhor Lages. Um dos motivos a se comemorar no município é Lages ter atingido o indicador de 7.116 Microempreendedores Individuais (MEIs) ativos até 30 de abril, um salto de 153 a mais em relação a março.

Em abril, a Sala do Empreendedor, uma das 34 ações do Programa Cidade Empreendedora, uma parceria entre o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a prefeitura, prestou mais de 500 atendimentos. Neste período foram feitas 202 solicitações de alvará (novo ou alteração), num total de 771 até 8 de maio, desde janeiro de 2019. Foram entregues 204 alvarás (novos ou alterados) no mês passado, totalizando 604 entregas. Ainda em abril foram feitas 222 Declarações de Movimentação Econômica para renovação de alvará, totalizando 3.068. De 30 a 50 pessoas são recebidas diariamente para atendimento.

A Sala do Empreendedor comunica que o sistema para formalização de empresas passou por mudanças. Agora o empreendedor pode fazer tudo de casa. Porém, se o empreendedor não dispuser de um celular com Internet própria e e-mail, terá de ir até o Sebrae, na rua Frei Rogério, e fazer um cadastro na Plataforma de Autenticação Digital do Cidadão – Brasil Cidadão, uma nova exigência no Portal do Empreendedor, criar uma senha para então formalizar seu negócio.

Com apenas um cadastro, o cidadão poderá ter acesso, no Portal de Serviços do Governo Federal, aos diversos serviços públicos digitais, sem precisar se deslocar, permanecer em filas, imprimir ou autenticar documentos. Ficou mais fácil resolver as questões com comodidade e depois somente se deslocar para solicitar o alvará na Sala do Empreendedor, na Secretaria do Desenvolvimento, rua Sebastião Furtado, nº: 81, Centro, esquina com a rua Benjamin Constant. Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, ininterruptamente. “Os dados comprovam o serviço intenso e a eficiência dos procedimentos e da equipe”, resume o secretário Mario Hoeller de Souza (Marião).

Em 2018 foram efetuadas 1.623 solicitações de alvará, 1.589 alvarás entregues (sem contar as renovações) e 2.930 comparecimentos para fazer a Declaração de Movimentação Econômica. Perto de dez mil pessoas passaram pela Sala do Empreendedor no ano passado.

O Banco do Emprego viabilizou a contratação de 344 pessoas em 2019, por diversas empresas de distintos segmentos. A média diária de admissões é de 4,3 trabalhadores. Para entrevistas em processos seletivos foram encaminhadas 3.136 pessoas este ano e adicionados 1.547 cadastros digitais. Em torno de 80 pessoas são atendidas por dia e em 2018 foram 8.191 pessoas, e encaminhadas 5.868 para entrevistas, com admissão de 943.

No Programa Qualifica Melhor Lages, em 2019 já são 578 pessoas formadas em 31 cursos. A previsão até final do ano é de 1.800 pessoas aperfeiçoadas. Os polos das qualificações são a Secretaria do Desenvolvimento, Diretoria de Turismo e os Centros de Atenção Integral à Criança (Caics) Nossa Senhora dos Prazeres (bairro Santa Catarina) e Irmã Dulce (Guarujá), núcleos mais próximos dos cidadãos.  Esta semana houve formatura de novos profissionais ao mercado de trabalho nas funções de garçom/garçonete, depilador (a) e manicure. Em 2018 foram formados 1.148 alunos em 30 cursos ministrados por empresários e instrutores autônomos voluntários.

Texto: Daniele Mendes de Melo

Fotos: Toninho Vieira