Notícias

Acompanhe a nossa série especial de notícias

Notícias - 11 de dezembro de 2020 - 09:16

Maior árvore de pau-brasil é descoberta na Bahia: 500 anos

Maior árvore de pau-brasil é descoberta na Bahia: 500 anos

Uma árvore pau-brasil descoberta no sul da Bahia tem mais de 500 anos, quase a mesma idade da descoberta do Brasil há 520 anos.

A árvore é imensa. Tem “7.13 metros de CAP – circunferência na altura do peito (1.30 mts do solo)”, explicou o botânico Ricardo Cardim no Instagram.

Ele fez a medição da árvore e diz que se trata do maior pau-brasil do país. Ela foi encontrada em novembro no assentamento Pau Brasil, na cidade de Itamaraju, às margens da BR-101.

Um morador do assentamento falou com um guia turístico sobre a árvore. A equipe do botânico foi ao local e confirmou a informação.

Ricardo contou na rede social:

“Descobrimos o maior pau-brasil do país! Uma árvore de proporções e aparente idade até então desconhecidas para a espécie. A árvore que batizou o país foi praticamente dizimada ao longo de cinco séculos de exploração predatória para produção de tintura vermelha e posteriormente arcos de violino. O pau-brasil desapareceu da Mata Atlântica, onde ocorre exclusivamente, e os poucos exemplares hoje sobreviventes são jovens e pequenos”, disse o Ricardo Cardim.

E explicou como encontrou a árvore gigante.

“Dia 22 de novembro último, nossa expedição registrou junto aos moradores locais uma enorme, quase o dobro da atual campeã, uma árvore de proporções inacreditáveis e que não existe registros conhecidos históricos ou atuais de maior. Esse pau-brasil gigante, com 7,13 metros de circunferência, tem possivelmente mais de 500 anos de vida e sobreviveu a destruição de 88% da Mata Atlântica”, acrescentou.

O botânico afirmou que a descoberta é inédita e fez um apelo:

“Uma árvore única e extremamente ameaçada e vulnerável, que precisa ser conhecida e divulgada como patrimônio mundial”, escreveu.

Antes desse registro, o botânico já havia catalogado, em 2018, outro pau-brasil na mesma cidade, que até então era o maior do país, com 4,30 metros de circunferência.

Foto: Cássio Vasconcellos/Arquivo pessoal

Fonte: Só Notícia Boa