Notícias

Acompanhe a nossa série especial de notícias

Notícias - 13 de maio de 2019 - 09:30

Nova sede do Centro de Atenção Psicossocial de Indaial será inaugurada no dia 18 de maio

Nova sede do Centro de Atenção Psicossocial de Indaial será inaugurada no dia 18 de maio

“A solenidade iniciará às 10h, na Avenida Prefeito Alfredo H. Hardt, 330, Estradas das Areias. Com a nova instalação, o atual CAPS tipo I será qualificado tipo II.”

A Secretaria de Saúde de Indaial realizará no dia 18 de maio, sábado, a inauguração da nova instalação do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), localizado na Avenida Prefeito Alfredo H. Hardt, 330, Estradas das Areias. A solenidade iniciará às 10h e contará com apresentação cultural e dramatização dos grupos terapêuticos do CAPS com foco na reabilitação e luta antimanicomial.

O CAPS é um serviço de saúde ambulatorial do SUS, local de referência e tratamento para pessoas que sofrem com transtornos mentais, psicoses, neuroses graves e persistentes e demais quadros que justifiquem sua permanência num dispositivo de atenção diária, personalizado e promotor da vida.

Com a nova instalação, o atual CAPS tipo I será qualificado tipo II. A assistência prestada ao paciente inclui as seguintes atividades: atendimento individual (medicamentoso, psicoterápico, de orientação, entre outros); atendimento em grupos (psicoterapia, grupo operativo, atividades de suporte social, entre outras); atendimento em oficinas terapêuticas executadas por profissional de nível superior ou nível médio; visitas domiciliares; atendimento à família; atividades comunitárias com foco na integração do paciente na comunidade e em sua inserção familiar e social; os pacientes assistidos em um turno (4 horas) são caracterizados como intensivos, incluindo atividades coletivas e individuais.

“A equipe técnica mínima para atuação no CAPS I é dimensionada para o atendimento de 20 pacientes por turno, tendo como limite 30 pacientes/dia, em regime ambulatorial de atendimento semi-intensivo e intensivo. Com a nova sede, o CAPS será qualificado para modalidade tipo II, ampliando o atendimento para até 30 pacientes por turno, com limite de 45 pacientes/dia”, explica a enfermeira e coordenadora do Centro, Dulcinéia Ozelame de Souza.

Fonte: Prefeitura de Indaial

Link: https://indaial.atende.net/#!/tipo/noticia/valor/905