Notícias

Acompanhe a nossa série especial de notícias

Notícias - 28 de abril de 2021 - 10:10

Plano Estratégico de Turismo de Chapecó é apresentado

Plano Estratégico de Turismo de Chapecó é apresentado

Conhecida como Capital Catarinense de Turismo de Eventos a cidade de Chapecó quer aproveitar esse potencial para desenvolvê-lo como atividade econômica. Dentro desse objetivo da Administração Municipal foi apresentado nesta terça-feira o Plano Estratégico de Turismo de Chapecó, pelo Sebrae. Participaram da reunião, na Prefeitura, o diretor de Desenvolvimento Econômico, Nadir Cervelin, a diretora da Cultura, Roselaine Vinhas, o presidente do Conselho de Municipal de Turismo, Carlos Roberto Klaus, e representantes do Sihrbasc e do Convention & Visitors Bureau Chapecó e Região.

As consultoras credenciadas Sílvia Nowalski Balduíno e Karla Hall mostraram que Chapecó tem uma boa infraestrutura de hotéis, para variados públicos, e também uma boa gastronomia. Também conta com o Centro de Eventos mas não tem um Arena Multiuso para competições esportivas nacionais e internacionais.

Conta com um produto esportivo forte, que é a Chapecoense, mas não tem um produto turístico e tem o problema de que restaurantes não ficam abertos em horários diferenciados nos dias de jogos. Para se ter ideia um dos locais mais visitados de Chapecó é o Átrio Daví Barella Dávi, entre as alas Norte e Oeste.

Tem uma lei de incentivo ao turismo rural, mas precisa de mais investimentos. Há potencial para estimular o turismo náutico, no Goio-Ên.

Sílvia disse que somente na Mesorregião há um público estimado em 1,5 milhão a dois milhões de habitantes. Mas também é necessário incluir Chapecó como um dos atrativos turísticos de Santa Catarina. Karla complementou sugerindo criar rotas integradas com outras cidades da região, como Itá.

O ecoturismo foi outro ramo apontado com grande potencial, pelas matas, rios e cachoeiras. As consultoras do Sebrae ressaltaram a necessidade de maior integração entre a cadeia do turismo e que isso não depende somente do poderpúblico.

Nadir Cervelin disse que a atual gestão quer fomentar o turismo.

“Queremos fortalecer os eventos, que tem visitantes do mundo inteiro, criando atrativos para que eles possam permanecer um ou mais dias na região. Também queremos fortalecer as entidades e melhorar a interação. Nossa meta é crescer mais articulando a cultura, o turismo e o desenvolvimento econômico”, disse Cervelin.

 

 

Fonte: Prefeitura de Chapecó