Notícias

Acompanhe a nossa série especial de notícias

Notícias - 8 de fevereiro de 2021 - 10:45

Por meio do Programa Talento Inovador, empresa catarinense busca inovar em suas fábricas

Por meio do Programa Talento Inovador, empresa catarinense busca inovar em suas fábricas

Um compressor da Embraco, marca da Nidec Global Appliance, é montado entre cinco a sete segundos nas fábricas de Joinville. Com um ciclo de fabricação tão curto, qualquer problema pode impactar a produção. Para evitar contratempos e aumentar a eficiência da linha de manufatura, os engenheiros estão desenvolvendo um sistema eletrônico chamado “call-off”, que garante que os materiais estejam no local certo, na hora certa e na quantidade certa. E o Programa Talento Inovador foi uma forma encontrada para colocar em prática o desafio. Após a fase piloto, espera-se que a inovação possa ser usada em plantas de países como México, Eslováquia ou China.

O projeto “Desenvolvimento de um sistema eletrônico para abastecimento de linha de manufatura” foi um dos aprovados no Programa Talento Inovador SC em maio de 2020 e busca inovar na área de engenharia logística. “Queremos a menor movimentação possível dos materiais, no menor tempo, garantindo a entrega correta deles. Como temos três fábricas aqui dentro e os armazéns são separados, nossa função é criar soluções inovadoras para reduzir os sistemas de movimentação”, explica Pedro Quadros, Analista de Engenharia Logística e coordenador do projeto.

O projeto teve início em outubro de 2020 e tem previsão de ser finalizado em setembro de 2021. “O sistema é inovador para nossa empresa, mas também em escala global. Há o conceito do sistema de chamada, o “call-off”, mas não existe um sistema de chamada ideal. Cada empresa desenvolve o seu de acordo com suas particularidades”, esclarece o engenheiro. “Esse sistema é inovador na Nidec Global Appliance como um todo. Então as plantas que eram Embraco e hoje são Nidec não têm sistema de chamada desenvolvido e outras empresas similares não têm. Justamente pela complexidade de desenvolver. Entendendo que é válido aqui, pode ser usada em plantas do México, Eslováquia ou China.”

Há dois motivos principais para a empresa ter escolhido participar do Talento Inovador. Um deles é dispor de um profissional capacitado dedicado integralmente ao projeto. “Em muitas empresas o profissional tem que ser multitarefa e preparado para assumir várias atividades. Neste projeto específico, dada à complexidade, é importante que tenha um engenheiro 100% dedicado”, explica Quadros.

Além disso, a empresa pode testar o bolsista para verificar se ele pode ser um bom quadro para o trabalho. “Para a empresa é bom porque podemos testar um bolsista em um projeto mais ambicioso. Vemos o Fabiano como um potencial para entrar no nosso time em definitivo. A vantagem de atuar focado e com pessoas que o guiem – eu o oriento, assim como outros profissionais –, funciona até como um trabalho acadêmico dentro de uma empresa e focado em inovação. Funciona bem para ambos. Para o nosso time está funcionando”, conta Quadros.

O profissional a quem Quadros se referiu é o Engenheiro Eletricista Fabiano Romero de Souza Badarac, mestre em Instrumentação Eletroeletrônica com Inteligência Artificial pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Primeiro, o engenheiro se inscreveu no Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e, depois, participou de uma entrevista para participar de um projeto que teve início em fevereiro na Nidec – devido à pandemia, o projeto ficou em stand by.

Até que teve início a proposta para desenvolver o sistema eletrônico para abastecimento de linha de manufatura. “Vi a oportunidade de trabalhar com gerenciamento de projetos e ganhar mais experiência em uma parte do gerenciamento de projetos que até então não tinha vivenciado, que é a parte de fazer estudo e planejamento: levantar dados, analisar oportunidades de melhorias para a empresa, que vão trazer retorno. Era o que estava procurando.”

O engenheiro está gostando da experiência e otimista com os resultados. “O projeto tem trazido resultado para a empresa e tem sido motivador para mim. Me sinto realizado com o que estou fazendo”, avalia Fabiano. O seu objetivo é se especializar cada vez mais. “Quero especializar minha mão de obra e levar novidade e inovação para a indústria. Vejo este trabalho como uma forma de agregar o conhecimento da academia com o conhecimento profisional”.

O Programa Talento Inovador

O Programa Talento Inovador busca aumentar a competitividade e o desenvolvimento social, econômico, científico e tecnológico catarinense. É uma parceria da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Santa Catarina (Fapesc) e da Federação da Indústria do Estado de Santa Catarina (Fiesc), por meio do Instituto Euvaldo Lodi (IEL). “Nossa intenção é aproximar a academia do setor industrial gerando oportunidades aos bolsistas/acadêmicos para testar seu conhecimento e colocá-lo em prática no mundo real, bem como ampliar a possibilidade de geração de inovação na indústria com um especialista focado no desenvolvimento de um projeto inovador que poderá ser incorporado aos quadros da empresa posteriormente”, explica o presidente da Fapesc, Fábio Zabot Holthausen

Holthausen destaca a importância de trazer recursos privados para investimento em ações de CTI. “Isso amplia ainda mais as oportunidades para os pesquisadores e inovadores catarinenses, gerando riqueza e desenvolvimento econômico nas diversas regiões do estado, já que o edital está aberto em fluxo contínuo para empresas de todo o estado.”

O IEL e a FIESC têm sido parceiros importantes e essenciais para o sucesso deste programa, pois tem aproximado a Fapesc como agente público responsável pela política de pesquisa e inovação da força motriz industrial de Santa Catarina. “Só temos a agradecer essa parceria do IEL e FIESC e preparar novas oportunidades para os empreendedores de nosso estado.”, afirma Holthausen.

Conheça mais sobre as empresas

Sobre a Nidec Global Appliance

Com mais de 15 mil colaboradores distribuídos em 9 países, a Nidec Global Appliance fabrica e comercializa produtos para aplicações comerciais e residenciais, incluindo soluções de refrigeração, motores para máquinas de lavar, secadoras e lavadoras de louça, assim como componentes para sistemas de aquecimento, ventilação e ar-condicionado. É focada em entregar um portfólio completo e inovador com altos padrões de qualidade, confiabilidade, competitividade e eficiência energética. A divisão é parte da Nidec Corporation, líder global na fabricação de motores e componentes para uma ampla variedade de indústrias, com sede no Japão. Para mais informações: www.nidec.com.

Sobre a Embraco

Desde 1971, a Embraco tem sido uma fornecedora global de tecnologia de refrigeração para toda a cadeia do frio doméstica e comercial, contando com um portfólio amplo, eficiente e competitivo para equipamentos residenciais, restaurantes e cozinhas profissionais, supermercados e lojas de conveniência, expositores e aplicações especiais. Como parte do portfólio de marcas da Nidec Global Appliance, suas soluções se diferenciam pela inovação que supera as expectativas mais desafiadoras dos clientes. Para mais informações, acesse: www.embraco.com.

Fonte: Assessoria de Imprensa
Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de SC – Fapesc