Notícias

Acompanhe a nossa série especial de notícias

Beleza - 29 de julho de 2020 - 10:42

Porque é necessário usar condicionador nos cabelos?

Porque é necessário usar condicionador nos cabelos?

Para manter o cabelo limpo e com aspecto bonito e bem cuidado, são precisos alguns cuidados. E esses cuidados já começam na lavagem dos fios. Usar produtos certos e de qualidade é essencial para manter a saúde dos fios.

Porque é necessário usar condicionador nos cabelos?

Para manter o cabelo limpo e com aspecto bonito e bem cuidado, são precisos alguns cuidados. E esses cuidados já começam na lavagem dos fios. Usar produtos certos e de qualidade é essencial para manter a saúde dos fios.

Como Usar Corretamente o Condicionador

  • Molhe bem os fios antes de passar o shampoo. Aplique o produto nas mãos e as leve ao couro cabeludo, massageando-o sem utilizar as unhas.
  • Passe uma segunda vez o shampoo (caso não tenha lavado o cabelo há mais de um dia), e remova todos os resíduos do produto com água corrente.
  • Com uma toalha, remova o excesso de água e em seguida aplique o condicionador nos fios, da orelha para baixo, sem encostar na raiz.
  • Massageie bem no comprimento do cabelo e deixe o condicionador descansar por alguns minutos (geralmente, a embalagem indica o tempo certo).
  • Enxágue o cabelo até todo o condicionador ter sido removido, pois se o produto ficar nos fios eles ficarão opacos, pesados e secos.

Qual é a função do condicionador?

O condicionador forma uma película protetora ao redor dos fios, diminuindo a desidratação dos cabelos. Os produtos contêm proteínas que ajudam a reduzir o impacto das lesões causadas pela poluição e secador. Com isso, os cabelos ficam mais fortes e resistentes. Os agentes quaternários e silicones contidos na fórmula do condicionador desenvolvem o brilho, a maleabilidade, reduzem o atrito entre os fios com os pentes/escovas e diminuem a eletricidade estática do cabelo.

É o condicionador que fica responsável pela promoção da maciez nos cabelos, deixando-os mais fáceis de pentear, mais brilhosos e menos propensos à quebra e às pontas duplas.

O condicionador fecha as escamas do cabelo (abertas pelo shampoo) e, com isso, evita que o fio perca seus nutrientes e resseque. Além disso, ele possui ativos valiosos, que penetram no fio e promovem um verdadeiro tratamento nas madeixas.

Engana-se quem pensa que o condicionador é necessário apenas para quem tem o cabelo ressecado. Todos os cabelos, mesmo os oleosos, precisam receber o produto depois do shampoo, especialmente após o uso de um shampoo antirresíduos.

Por que o condicionador não deve ser aplicado no couro cabeludo?

Porque o produto no couro provoca o aumento de oleosidade. Além disso pode causar caspas (dermatite seborreica) que tem sua incidência aumentada no inverno pela associação da água quente.

O condicionador deve ser usado após o shampoo, apenas no comprimento do cabelo, e agir por aproximadamente três minutos. Em seguida é preciso enxaguar bem. Nunca se deve deixar o condicionador nos cabelos, caso contrário, o fio ficará muito gorduroso e com tendência à caspa, além de os fios podem ficar pesados e opacos.

Posso usar máscara capilar no lugar do condicionador?

Por ter maior concentração de ativos, a máscara de tratamento tem um poder de hidratação maior que o dos condicionadores, o que é essencial para os cabelos, principalmente os mais ressecados e danificados.

A máscara deve ser usada de acordo com a necessidade específica do cabelo – para nutrir, hidratar, dar emoliência, reter a cor, ou até mesmo para controlar a oleosidade e o volume. O uso da máscara pode ser feita de uma a duas vezes por semana, dependendo do nível de desgaste.

Você também pode usar a máscara no lugar do condicionador, pois também tem a função de selar as cutículas. Nesse caso, pode deixar um tempo menor (cerca de 3 minutos). Se optar por usar os dois, primeiro use a máscara capilar e depois finalize com o condicionador nas pontas.

Escolhendo o Melhor Condicionador

Primeiramente é preciso identificar as características do seu cabelo.

  • Cabelos secos ou crespos, que não dispensam o uso de chapinha e babyliss constantemente, ou que possuem os fios visivelmente danificados, devem apostar em produtos com uma dose extra de hidratante e que tenha consistência mais espessa. A dica é procurar, no rótulo do produto, a indicação “para cabelos secos ou danificados”. Sugestões:
  • Cabelos finos e lisos irão preferir produtos que contenham no rótulo “para cabelos finos e sem volume”, pois além de proporcionarem hidratação na medida certa (sem deixar os fios pesados e oleosos), esses tipos de condicionadores contêm substâncias que ajudam a dar volume às madeixas. Sugestões:
  • Cabelos normais: no caso de quem tem o cabelo com uma aparência saudável e naturalmente cheia de brilho, e que usa artigos como chapinha e babyliss eventualmente, é recomendado dar preferência aos condicionadores “para cabelos normais”, que contêm o essencial para manter a qualidade das madeixas, sem pesar ou deixar oleoso. Sugestões:
  • Cabelos danificados, coloridos ou com escova progressiva ou para quem tem os fios super crespos, devem optar pelos condicionadores com a indicação: “para cabelos quimicamente tratados”. Seu uso diário ajuda a devolver a saúde aos fios, trazendo o cabelo de volta à vida. Sugestões:

E você, costuma usar condicionador nos fios?

Fonte: Beleza e Saúde