Notícias

Acompanhe a nossa série especial de notícias

Turismo - 27 de outubro de 2021 - 08:46

Prefeitura de Xanxerê lança edital para programa de qualificação profissional voltado ao atendimento ao turista

Prefeitura de Xanxerê lança edital para programa de qualificação profissional voltado ao atendimento ao turista

A Prefeitura de Xanxerê lançou na manhã desta terça-feira (26) editais para programa gratuito de qualificação profissional para garçons, frentistas e atendentes de postos de gasolina e atendimento comercial com ênfase em língua espanhola voltados ao atendimento ao turista.

As inscrições estão abertas de 27 de outubro a 06 de novembro e podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h, no Departamento de Turismo, situado no pavimento térreo da Prefeitura de Xanxerê. Os editais 01/2021, 02/2021 e 03/2021 estão publicados no site da prefeitura. As capacitações serão ministradas e certificadas pelo Sesc e Senac Xanxerê.

O programa, desenvolvido pelo Departamento de Turismo, está contemplado no Projeto Turismo em Ação e tem por objetivo qualificar a mão de obra e profissionalizar a cadeia turística municipal. O projeto iniciou em 2019 e já qualificou recepcionistas e camareiras da rede hoteleira e atendimento comercial com ênfase em inglês. Através destes programas de qualificação o município está atendendo critérios de permanência no Mapa Brasileiro de Turismo e os pré-requisitos da lei estadual que classifica os municípios de interesse turístico.

“Nossa intenção não é apenas cumprir critérios legais para permanecer no Mapa Brasileiro de turismo, mas de forma positiva qualificar profissionais em nosso município, pensando numa experiência positiva não apenas para visitantes e turistas, mas sim aos munícipes, para o nosso dia a dia em geral”, relata a diretora de Turismo de Xanxerê, Elisiane Silveira.

O vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Econômico, Adenilso Biasus, destaca que o município está feliz em conseguir retornar o projeto, que é um case de boas práticas.  “Em razão da pandemia não conseguimos fazer capacitações no ano passado, mas nesse meio tempo alinhamos ainda mais o projeto, o qual já conta com previsão de cursos até 2024”.