Notícias

Acompanhe a nossa série especial de notícias

Turismo - 28 de janeiro de 2021 - 08:32

Santur coordena pesquisa no aeroporto de Joinville sobre o perfil do turista que visita o estado

Santur coordena pesquisa no aeroporto de Joinville sobre o perfil do turista que visita o estado

A Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur) vai coordenar nova pesquisa na maior cidade do estado com objetivo de averiguar o comportamento do turista que visita Joinville e deixa o município pelo Aeroporto Lauro Carneiro de Loyola. A pesquisa começou nas áreas de embarque na segunda-feira, 25, com a abordagem dos viajantes que retornam aos seus lugares de origem.

O mesmo levantamento já foi realizado no Floripa Airport, no projeto-piloto na Capital, e deve ser realizado em outros aeroportos de Santa Catarina.

“As pesquisas que estão sendo coordenadas pela Santur nos permitem avançar na gestão pública do turismo baseada em dados, que estão sendo agregados à Central de Inteligência do Turismo. Pela primeira vez o setor está dispondo de um painel de dados e informações qualificadas para a tomada de decisões”, destaca o presidente da Santur, Leandro “Mané” Ferrari.

Segundo a diretora de Estudos e Inovação da Santur, Luana Emmendoerfer, o levantamento também permite conhecer os motivos que trouxeram o turista ao estado e se ele retornaria em outra ocasião, entre outras informações.

“Nosso estado é riquíssimo em atrativos tanto para o turista nacional quanto internacional. Mas, para qualificar o destino e diferenciá-lo, precisamos conhecer quem nos visita e quais suas percepções. Além disso, os dados dessa pesquisa vão compor a ferramenta Almanach, onde teremos um painel exclusivo para o monitoramento das informações”, enfatizou Luana.

Em Joinville, os pesquisadores são servidores da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e bolsistas de graduação do projeto Eventos, da Univille. O trabalho também conta com apoio da Infraero e Joinville e Região Convention & Visitors Bureau.

“A Universidade vai auxiliar a Santur na análise dos indicadores”, explica a professora Yoná da Silva Dalonso, responsável pela coordenação da pesquisa na Univille.

O aeroporto presta o apoio operacional para que o trabalho possa ser realizado no local com atenção às medidas de prevenção à Covid-19. Os pesquisadores, devidamente identificados para a abordagem dos passageiros, seguem os protocolos de segurança já conhecidos, como uso de máscara e álcool gel. Para diminuir o contato com os viajantes, são utilizados cartões com um QR Code, e o participante pode responder o questionário utilizando o próprio celular.

 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa
Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina – Santur