Notícias

Acompanhe a nossa série especial de notícias

Notícias - 4 de fevereiro de 2021 - 08:37

Secretaria de Estado da Saúde debate reativação de leitos no Oeste de Santa Catarina

Secretaria de Estado da Saúde debate reativação de leitos no Oeste de Santa Catarina

O secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, debateu com lideranças de Chapecó, na tarde desta terça-feira, 02, a situação da região Oeste catarinense em relação à pandemia de Covid-19.

Motta Ribeiro recebeu o prefeito de Chapecó, João Rodrigues, o secretário de Saúde local, Luiz Carlos Baldan, o diretor geral do Hospital Regional do Oeste (HRO), Osmar Arcanjo de Oliveira, e o presidente do Conselho Delegado de Administração da unidade, Gelson Dalla Costa. Foram debatidas possíveis ações para o enfrentamento da pandemia na região. No boletim desta terça-feira, o Grande Oeste aparece com 97,8 % dos leitos de UTI ocupados.

O secretário destacou que tem cobrado das unidades que reativem os leitos que foram abertos durante a pandemia. Apenas no HRO existe um deficit de seis leitos desativados, apesar da pactuação realizada e da garantia de custeio por parte do Estado. “Liberamos recursos, equipamentos e EPIs, além do Governo de Santa Catarina garantir o custeio dos leitos ainda não habilitados pelo Ministério da Saúde”, afirmou. “Criamos 787 leitos de UTI no Estado e vários foram desativados apesar de todas as garantias de custeio. O Extremo Oeste precisa reativar os leitos, conforme pactuado com a gestão estadual”, acrescentou.

Além de cobrar a reativação dos leitos, o secretário André Motta Ribeiro reforçou que o Governo do Estado está oferecendo todo o suporte à região, por meio dos profissionais das centrais de regulação, em caso de necessidade de transferência. “Nenhum catarinense deixou de receber assistência médica mesmo nos momentos mais críticos da pandemia. A nossa central de regulação está de prontidão para oferecer todo o suporte à região”, afirmou Motta Ribeiro.

Segundo levantamento da SES, ainda existe um deficit de 98 leitos de unidade de terapia intensiva que foram desativados nas unidades catarinenses.

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Saúde – SES