Notícias

Acompanhe a nossa série especial de notícias

Notícias - 22 de maio de 2019 - 09:22

Serviço de acolhimento em Família Acolhedora de São Domingos é referência regional

Serviço de acolhimento em Família Acolhedora de São Domingos é referência regional

São Domingos mais uma vez vem se destacando, desta vez, como referência no Serviço de Proteção Social Especial de Alta Complexidade, no que diz respeito ao serviço de acolhimento em Família Acolhedora para crianças e adolescentes de 0 a 18 anos, em situação de risco e violação de direitos.

Esta é uma modalidade de acolhimento que acontece em residência de famílias cadastradas e habilitadas legalmente, que possibilita que a criança ou o adolescente, quando necessário permaneça acolhido em um ambiente protetivo, que mantém a convivência familiar, comunitária e cuidados individualizados. Atualmente, São Domingos conta com cinco famílias cadastradas e habilitadas, sendo que duas estão com crianças e adolescentes acolhidos.

A experiência exitosa do serviço de acolhimento familiar de São Domingos vem sendo compartilhada com municípios da região, tanto em Santa Catarina, como no Paraná. Na última semana, a equipe técnica do Serviço de Proteção Social Especial de São Domingos esteve em São Lourenço do Oeste, participando de um encontro com os profissionais dos municípios que compõe a Associação dos Municípios do Noroeste Catarinense (AMNoroeste). O encontro teve por objetivo contribuir para a implantação deste importante serviço nos municípios da região.

A secretária de assistência social, Francismara Mariani, destacou a dedicação e o compromisso da equipe de profissionais com as crianças e adolescentes acolhidos de São Domingos. “Nosso município é referência no serviço de acolhimento em família acolhedora, porque existe um comprometimento muito grande de todos os profissionais envolvidos. Tudo isso, para garantir que estas crianças e adolescentes tenham seus direitos garantidos e se sintam, sobretudo, acolhidos, respeitados e amados”, ressalta.

Francismara salienta que para ser família acolhedora é necessário passar por um processo de avaliação. “São vários critérios estabelecidos para que as famílias possam estar habilitadas para acolher as crianças e adolescentes que necessitam do acolhimento. A equipe técnica também desenvolve um trabalho de orientação e preparação com as famílias de origem, visando prioritariamente à reintegração familiar”, afirma.

créditos: Prefeitura Municipal de São Domingos



Serviço de acolhimento em Família Acolhedora de São Domingos é referência regional
Serviço de acolhimento em Família Acolhedora de São Domingos é referência regional