Notícias

Acompanhe a nossa série especial de notícias

Notícias - 8 de fevereiro de 2021 - 08:35

Venda de gás natural em Santa Catarina tem crescimento em janeiro

Venda de gás natural em Santa Catarina tem crescimento em janeiro

A média diária de vendas de Gás Natural em Santa Catarina em janeiro deste ano foi de 2.060.245 metros cúbicos, valor 4,7% superior ao mesmo período em 2020. O crescimento se deve a ampliação do fornecimento do insumo. Em 2020, a SCGÁS lançou o maior pacote de obras da sua história e registrou recorde na ligação de clientes.

Para atender a demanda de clientes e garantir o fornecimento de Gás Natural para novas regiões do estado, a SCGÁS mantém contato com a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), a Petrobras e a Transportadora Brasileira Gasoduto Bolívia-Brasil S/A.

Uma das possibilidades para ampliar o fornecimento devido aos crescentes volumes demandados é a abertura do mercado, que irá diversificar os suprimentos. Entre as alternativas possibilitadas por essa abertura está o GNL (Gás Natural Liquefeito), vindo por países vizinhos ou pela Baía Babitonga, em São Francisco do Sul. A ampliação da concorrência pode levar a oferta de preços mais competitivos.

Como prevenção, enquanto concessionária pública de distribuição de gás natural em Santa Catarina, a SCGÁS realizou chamamento público para receber propostas de suprimento adicional e recebeu seis propostas. O resultado da chamada deve sair em fevereiro e a previsão é para que o contrato inicie no segundo semestre. A empresa já realizou uma chamada pública coordenada no ano passado em parceria com as distribuidoras do Sul e a GasBrasiliano e lançará ainda neste ano uma nova chamada pública coordenada.

Essas medidas são necessárias para evitar o risco a médio prazo, pois, atualmente, não há qualquer restrição e há plena capacidade de atendimento à demanda na rede de distribuição de gás canalizado. Além disso, amenizam a restrição de capacidade no trecho sul do Gasbol que ocorre por conta do processo de chamada pública do transporte, promovido pela ANP e TBG em 2019. Entretanto a Petrobras realizou cessão de 140.000 metros cúbicos por dia de um contrato de transporte, transferindo para o SC2 (que compreende as estações de recebimento de Biguaçu até o Sul do Estado), que atualmente tem capacidade de atender 826.000 metros cúbicos por dia.

 

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação
Companhia de Gás de Santa Catarina – SCGás