Notícias

Acompanhe a nossa série especial de notícias

Notícias - 11 de setembro de 2025 - 08:32

Festival de Teatro de Chapecó deve reunir mais de 10 mil pessoas nos próximos dias

Festival de Teatro de Chapecó deve reunir mais de 10 mil pessoas nos próximos dias

Por seis dias, Chapecó vai respirar teatro. De 15 a 20 de setembro, o Festival de Teatro de Chapecó 2025 ocupa o Centro de Cultura e Eventos e se expande pela cidade, com oficinas e apresentações também no Sesc, Praça Cel. Bertaso e Céu das Artes (Efapi), aproximando diferentes públicos e territórios culturais. O lançamento do Festival ocorreu na manhã desta quarta-feira (10), no Clave Café, no Centro de Cultura e Eventos de Chapecó. Organizado pela Acate e Prefeitura Municipal de Chapecó, o evento acontece de 15 a 20 de setembro.

O evento é organizado pela Acate (Associação Chapecoense de Grupos e Artistas de Teatro) em convênio com a Prefeitura de Chapecó, por meio da Secretaria de Cultura e parcerias institucionais com Sesc e Udesc. Segundo a organização, o público esperado durante os seis dias deve ultrapassar 10 mil pessoas.

“A Prefeitura de Chapecó, por meio da Secretaria de Cultura, tem investido na melhoria dos espaços culturais e também no apoio e valorização dos nossos artistas. Neste ano fizemos essa parceria com a Acate para que tenhamos um Festival com intensa programação e em vários espaços”, disse o secretário de Cultura, Fellipe de Quadros.

O vice-prefeito de Chapecó, Valmor Scolari, disse que Cultura e Esporte precisam estar conectadas com o desenvolvimento de Chapecó.

“A Cultura e o Esporte também movimentam a economia de Chapecó. E nós queremos que as pessoas participem dos eventos. O Festival de Teatro é uma opção de cultura e é de graça. Nós precisamos popularizar os eventos para que as pessoas participem, para quem nunca viu um peça de teatro, possa vir. As pessoas precisam se sentir parte dos eventos culturais e usufruir dos espaços culturais”, disse Scolari.

O presidente da Câmara de Vereadores, Claimar de Conto, destacou que o legislativo tem aprovados os projetos e recursos da Prefeitura para incentivar a cultura.

Para o presidente da Acate, Jovani Santos, o Festival reafirma o papel do teatro como espaço de encontro e transformação. “São seis dias em que a cidade se abre para a arte e para o diálogo, conectando diferentes gerações, trajetórias e linguagens. É um momento de celebração, mas também de reflexão sobre o que produzimos e para quem produzimos”, afirma.

Segundo Jovani, a edição está organizada em três frentes que se complementam. A Mostra Local valoriza a criação feita em Chapecó; a Mostra Catarina reúne cinco trabalhos reconhecidos pela excelência estética em diferentes regiões do estado; e a Mostra Nacional conecta o público às investigações cênicas de outras partes do país.

A curadoria do Festival é de Lauro Goés (UFRJ) e Jairo Maciel (São Paulo), que conectam a produção local, catarinense e nacional em uma programação diversa de linguagens, formatos e temas.

No total, 12 grupos e artistas integram a programação: cinco locais, cinco catarinenses e dois nacionais. De acordo com os organizadores, a abertura do Festival está prevista para acontecer na segunda-feira (15), às 20h, no Centro de Eventos.

Atração nacional

Apresentado no Festival de Edimburgo e bem recebido pela crítica especializada, a peça O Estrangeiro_Reloaded, releitura da obra de Albert Camus, abre o Festival de Teatro de Chapecó em 15 de setembro, às 20h30, no Centro de Cultura e Eventos.

A montagem tem o ator Guilherme Leme no elenco e direção de Vera Holtz, trazendo o eixo existencialista da obra em diálogo com o cenário contemporâneo.

Oficinas

Além dos espetáculos, o Festival investe em formação e atualização técnica e artística. Durante toda a semana, o Centro de Cultura e Eventos recebe a oficina Palhaçaria Livre, ministrada por Michelle Silveira, a Palhaça Barrica.

Já no Sesc, a Biblioteca será palco da oficina de Contação de Histórias, inspirada na tradição griô e na literatura infantojuvenil negra, com Sinara Rúbia, do Rio de Janeiro.

Programação e Ingressos

A organização ressalta que toda a programação é gratuita e de classificação livre, com ingressos distribuídos uma hora antes de cada espetáculo.

Para mais informações sobre a programação, acompanhe as redes sociais da Prefeitura de Chapecó.

Programação Festival de Teatro de Chapecó 2025

Segunda-feira (15/09)

● 20h30 – O Estrangeiro_Reloaded (SP), releitura da obra de Albert Camus, com o ator Guilherme Leme e direção de Vera Holtz.

Local: Centro de Cultura e Eventos

Terça-feira (16/09)

● 14h – Felpo Filva – Teatro Revirado (Criciúma/SC)

● 19h – Kombinando com Cerrado – Du Cafundó (MT), apresentado pelo Sesc

Local: Centro de Cultura e Eventos

Quarta-feira (17/09)

● 10h – Praga de Mãe – Teatro Circula-Dô (Lages/SC)

● 14h30 – A Maravilhosa Princesa das Bolinhas – Téspis Cia de Teatro (SC)

● 20h30 – Nós Três – Cia Muiraquitã (SC)

Local: Centro de Cultura e Eventos

Quinta-feira (18/09)

● 20h30 – Florbela Espanca – Grupo de Teatro Dromedário Loquaz (SC)

Local: Centro de Cultura e Eventos

Sexta-feira (19/09)

Projeto “O Teatro Invade a Cidade”:

● 9h30 – Viagens Encantadas – Maurício Sinski. Local: Biblioteca Pública

● 10h30 – Contos da Corte – Cia de La Curva. Local: Céu das Artes (Efapi)

● 14h – Sombras de Pinocchio – Voeverá Companhia de Teatro. Local: Teatro do Sesc

No Teatro do Sesc:

● 19h – Mãe – Coletivo Nimbus (SC)

● 20h30 – Sagrado – Grupo Teatral Reminiscências (SC). Local: Sala Agostinho Duarte – Centro de Eventos

Sábado (20/09)

● Fórum “Teatro em Debate” com grupos, artistas, professores doutores e representantes da Fecate, Comitê de Cultura, Sesc e Udesc.

Local: Sesc

Fotos: Divulgação/Acate

Assessoria de Comunicação



Festival de Teatro de Chapecó deve reunir mais de 10 mil pessoas nos próximos dias
Festival de Teatro de Chapecó deve reunir mais de 10 mil pessoas nos próximos dias