O nível de complexidade foi adaptado para as diferentes faixas etárias. As crianças do 1º ao 5º ano competiram nos jogos de Dama, Dominó, Decifrando Códigos e Bloqueio, enquanto os estudantes do 6º ao 9º ano participaram dos jogos de Xadrez, Cubo Mágico, Mancala e Abalone.
Ao contrário dos modelos tradicionais de torneios, nos Jogos Cognitivos e Socioemocionais, os alunos participam de um sistema de rodízio, passando por todas as modalidades. Dessa forma, a competição vai além do simples confronto, priorizando o ensino e a aprendizagem de habilidades diversas.
O objetivo do projeto é utilizar jogos pedagógicos, de tabuleiro e cognitivos, como ferramentas estratégicas para potencializar o desenvolvimento de competências cognitivas, socioemocionais, comunicativas e de resolução de problemas. Além disso, o projeto visa preparar os alunos para avaliações externas, como o Avalia Chapecó e o SAEB.
Os Jogos promovem a aprendizagem significativa, incentivam a cooperação entre as escolas e fortalecem competências essenciais, como interpretação, raciocínio lógico, autogestão e tomada de decisões. É uma experiência enriquecedora para toda a comunidade escolar, afirmou Astrit Tozzo, Secretária de Educação.
O sistema classificatório prevê que os dois primeiros colocados de cada grupo do Ensino Fundamental I, e os vencedores dos grupos do Ensino Fundamental II, avançam para a grande final, que acontecerá no dia 2 de dezembro, no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo De Nes.












