Notícias

Acompanhe a nossa série especial de notícias

Notícias - 20 de agosto de 2024 - 17:08

Santa Catarina participa da Reunião do Fórum dos Secretários de Estado da Assistência Social em Brasília

Santa Catarina participa da Reunião do Fórum dos Secretários de Estado da Assistência Social em Brasília

A secretária adjunta da Assistência Social, Mulher e Família (SAS), Luciane dos Passos, participa nesta terça-feira, 20, em Brasília, da reunião ordinária do Fórum dos Secretários de Estado da Assistência Social (Fonseas). Na capital Federal ela também vai integrar a reunião do Comissão Intergestores Tripartite (CIT) nesta quarta-feira, 21.

Entre os assuntos tratados durante o Encontro Nacional estão assuntos debatidos estão a Resolução nº 487/2023 do Conselho Nacional de Justiça, que trata do processo e do papel da Assistência Social na desinstitucionalização, com foco no fechamento de hospitais de custódia e manicômios judiciais.

Também foram abordados o panorama do orçamento e financiamento do Sistema Único de Assistencia Social (Suas) para o período de 2023 a 2024, entre outros tópicos de relevância para ampliação, qualificação e aprofundamento da garantia do direito à Assistência Social no Brasil

“Esse é um momento importante de troca de experiências entre gestores de todo o país e construção de da Política de Assistência Social. Alguns assuntos abordados impactam diretamente no nosso trabalho e por isso precisam de uma discussão mais ampliada, como é o caso do fechamento dos hospitais de custódia”, disse a secretária adjunta.

O Fórum Nacional de Secretários de Estado de Assistência Social (Fonseas) é uma instância de articulação política de todas as Secretarias Estaduais de Assistência Social do Brasil e tem como objetivos discutir, negociar e pactuar sobre as ações da assistência social; avançar e acelerar o processo descentralizado e participativo da assistência social; e consolidar a articulação entre as Secretarias Municipais para melhorar a cobertura e a eficiência das ações, evitando a fragmentação e a dispersão de recursos.

Créditos: SECOM SC

Foto: Annye Kettly/ Divulgação Fonseas