Acompanhe a nossa série especial de notícias
Xanxerê será palco de um dos maiores encontros regionais sobre sustentabilidade e meio ambiente. Nos dias 4 e 5 de setembro de 2025, acontece o Seminário Regional de Educação Ambiental, no Anfiteatro da Unoesc, reunindo estudantes, professores, produtores rurais, profissionais da área ambiental e a comunidade em geral.
O seminário é uma realização da Epagri, Prefeitura de Xanxerê, Unoesc, SESC, SEAI, SED-CRE Xanxerê e AEAGRI, com apoio de instituições locais e estaduais, além de patrocínio de empresas da região comprometidas com a sustentabilidade.
O evento terá como tema central: “Sustentabilidade e o sistema agrícola voltado à cooperação em prol do desenvolvimento”, destacando a importância de práticas inovadoras e sustentáveis para garantir a preservação ambiental e a produção de alimentos em quantidade e qualidade necessárias para o futuro.
Um dos grandes destaques será a presença do biólogo e apresentador Richard Rasmussen, conhecido nacionalmente pelo trabalho em defesa da biodiversidade e pela forma descontraída e acessível de comunicar ciência e meio ambiente.
Na quarta-feira (04), às 19h, Rasmussen fará a palestra “Agro, a verdade”, trazendo reflexões sobre os desafios e oportunidades do setor agropecuário. Já na quinta-feira (05), às 9h45, ele conduzirá a palestra “Efeito dominó”, explorando como pequenas ações podem gerar grandes transformações ambientais. À tarde, o público acompanhará ainda a palestra “Transformar para preservar”.
A inscrição pode ser feita no sistema Seceve (código 76409) – https://www.epagri.sc.gov.br/solucoes/cursos-e-eventos/cursos-e-eventos-lista/ ou pelo QR Code nos materiais de divulgação. O ingresso para o dia 04 será 1kg de alimento não perecível
Oficinas e atividades práticas
Além das palestras, o seminário oferecerá uma ampla programação de oficinas temáticas, que abordarão desde aspectos técnicos até práticas de conscientização e educação ambiental.
No total, serão 11 oficinas, oferecendo aos participantes conhecimento prático e troca de experiências entre especialistas, estudantes e comunidade.
O seminário também busca envolver escolas da rede estadual, APAEs, Escolas Indígenas, Casas Familiares Rurais e instituições de ensino técnico e superior, que atuam como multiplicadores do conhecimento em suas comunidades.