Notícias

Acompanhe a nossa série especial de notícias

Notícias - 21 de outubro de 2020 - 10:16

Brasil não terá horário de verão em 2020

Brasil não terá horário de verão em 2020

2020 não terá horário de verão. É o segundo ano consecutivo que a prática de adiantar o relógio não é adotada no país. Esse instrumento foi utilizado entre 2008 e 2018, tinha o objetivo de diminuir o consumo de energia entre outubro e fevereiro, meses de maior luminosidade, e atingia dez estados do país.

O fim do horário de verão ocorreu quando em abril de 2019, o presidente Jair Bolsonaro assinou um decreto que determinava o fim da prática. A decisão era embasada por um estudo do Ministério de Minas e Energia (MME). A análise apontava que o fim do instrumento e não, sua adoção geraria uma economia de 100 milhões de reais.

Em nota na época, o MME explicou: “Nos últimos anos, com as mudanças no hábito de consumo da população e a intensificação do uso do ar condicionado, o período de maior consumo diário de energia elétrica foi deslocado para o período da tarde, quando o horário de verão não tinha influência. Como a luz traz consigo o calor, o horário de verão também passou a produzir um efeito de aumento de consumo em determinados horários, que já superavam seus benefícios.”

Redação VEJA São Paulo

Fonte: MSN Notícias