Notícias

Acompanhe a nossa série especial de notícias

Notícias - 13 de julho de 2021 - 10:07

Demoday Inovatur: startups fazem apresentação final de projetos e participam de rodada de negócios

Demoday Inovatur: startups fazem apresentação final de projetos e participam de rodada de negócios

Nesta terça-feira, 13, a  Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur), a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação (Fapesc) e a empresa Gestalt Open Innovation promovem o Demoday Inovatur para apresentar os pitchs definitivos das startups apoiadas pelo Programa Inovatur. A atividade online terá início às 14h30 e contará com a participação de empresas e investidores, que poderão elevar as iniciativas das startups a um novo patamar.

Durante o Demoday, que será transmitido pelo canal da Santur no Youtube, cada projeto terá cinco minutos para apresentação, seguido de interação com os convidados e chat com trade turístico para prospecção da rodada de negócios.

– O Demoday marca o encerramento da primeira edição do Programa Inovatur, que foi uma experiência muito positiva, na qual foi possível promover a aproximação entre dois setores econômicos importantes no estado, que é o turismo e a inovação – enfatiza a diretora de Estudos e Inovação da Santur, Luana Emmendoerfer.

Entre os convidados para o Demoday estão representantes da Bridge 101 Aceleradora, Wakalua, Sebrae-SC, Uniinova – Incubadora Tecnológica Empresarial da UNIVALI e FAPESC.

O Inovatur foi lançado em setembro do ano passado para incentivar os segmentos turísticos a avançar no quesito inovação e fomentar o desenvolvimento de soluções inovadoras e novas empresas. Por meio de um processo seletivo foram escolhidas 13 iniciativas de seis regiões turísticas do estado e de diferentes segmentos, como gastronomia, turismo de aventura, agroturismo, cicloturismo e camping, promoção de atrativos e serviços turísticos.

O investimento do Governo do Estado no programa foi de R$ 300 mil, o que viabilizou a realização de workshops de capacitação, mentorias para aprimoramento e preparação dos modelos de negócio. Uma segunda edição do programa deve ser lançada em breve.

 

Sobre as startups:

 

  1. Food Analytics

Município: Florianópolis

Região Turística: Grande Florianópolis

Plataforma que tem como propósito levar análise de dados e de comportamento para melhoria da gestão de pequenas e médias empresas do food service/gastronomia, possibilitando um turismo gastronômico mais eficaz.

 

  1. Limpme

Município: Florianópolis

Região Turística: Grande Florianópolis

Sanitização das frotas de transporte de passageiros das empresas de ônibus intermunicipais, interestaduais e locais, e de ambientes da rede hoteleira, através da utilização de um revestimento antiviral baseado em nanopartículas para atuar no combate de vírus, incluindo o novo coronavírus (Covid-19).

 

  1. City Ex

Município: Florianópolis

Região Turística: Grande Florianópolis

Sistema de recomendações turísticas, disponível por aplicativo. O assistente inteligente interage com o usuário e permite que ele faça escolhas de acordo com o seu interesse, com mais segurança e em tempo real.

 

  1. Personal2travel

Município: Lages

Região Turística: Serra Catarinense

Plataforma de personalização da relação entre os viajantes e a indústria de turismo (empresas, destinos). É a inteligência que vai embarcada nos sites das organizações do turismo, conectando-os entre si e com os turistas, proporcionando uma nova e única jornada de viagem e possibilitando que os destinos se apresentem de forma distinta a cada turista, adaptando-se automaticamente ao perfil de cada viagem.

 

  1. Beer Hub

Município: Lages

Região Turística: Serra Catarinense

Clube de assinaturas de cervejas artesanais, tendo como foco a rota da cerveja de Santa Catarina. Entregam a experiência de degustar no conforto da sua casa as cervejas artesanais de todo o estado e ainda proporcionar o encontro entre o cliente e o fabricante da cerveja artesanal.

 

  1. Natural Extremo

Município: Urubici

Região Turística: Serra Catarinense

Experiência de aventura que consiste de uma atividade de salto de pêndulo (semelhante a um bungee jump), localizado na Cascata do Avencal, na cidade de Urubici.

 

  1. Escaper

Município: Balneário Camboriú

Região Turística: Costa Verde & Mar

Plataforma exclusiva para reservas de última hora. O aplicativo disponível para IOS e Android, oferece ofertas em hotéis e atrações. O foco principal é negociar apenas o tempo ocioso dos parceiros e oferecer com um desconto especial para quem deseja escapar da rotina, incentivando moradores locais e turistas de outras regiões a curtir uma nova experiência ao fazer uma reserva com vantagens.

 

  1. Relty

Município: Balneário Camboriú

Região Turística: Costa Verde & Mar

Plataforma digital (aplicativo e site) de cadastro de serviços de turismo de aventura por meio de mapeamento digital participativo a fim de fortalecer o ecossistema empreendedor e impulsionar a inovação no setor de turismo de aventura.

 

  1. Jd Consultoria

Município: São Francisco Do Sul

Região Turística: Caminho dos Príncipes

Aplicativo que permite ao visitante conectar-se com o receptivo local e regional, oferecendo dicas sobre hotéis e restaurantes, promovendo a informação sobre atrações turísticas e oferecendo a programação de eventos do calendário da cidade. O aplicativo pode ainda oferecer descontos para o pacote com as principais atrações turísticas e programa de recompensas.

 

  1. Raeasy

Município: Campo Alegre

Região Turística: Caminho dos Príncipes

Plataforma online para turismo rural, voltado para a agricultura familiar. Proporciona experiências para as pessoas acompanharem a origem de seus alimentos, visitando as propriedades rurais que produzem produtos coloniais, passeios, colheitas e/ou acomodação no local.

 

  1. Meu 2 Por 1

Município: Tubarão

Região Turística: Encantos do Sul

Guia de oportunidades nos setores de gastronomia, lazer, entretenimento, com descritivo de local, opções de uso e vantagens. O usuário saberá as informações, como acesso a cada local escolhido. A ideia é consolidar o formato de rota dentro do app e disponibilizá-lo para acesso a cada cidade e depois aplicar roteiros por região, fazendo deste projeto escalável.

 

  1. Route Raiders

Município: Tubarão

Região Turística: Encantos do Sul

Aplicativo de gamificação do Circuito Cicloturístico Desafio de Anita, com 30 checkpoints localizados nos municípios de Tubarão e Laguna.

 

  1. E-camping

Município: Rio Do Sul

Região Turística: Caminhos do Alto Vale

Plataforma para campistas, aventureiros e amantes da natureza, conectando lugares, atividades e eventos ao ar livre, oferecendo uma experiência personalizada, mostrando aos usuários características e atividades específicas de cada lugar e atividade. Para os espaços de campings, a ferramenta oferece a gestão financeira e de reservas, como também marketing e divulgação segmentado.

Fonte: Santur