Notícias

Acompanhe a nossa série especial de notícias

Notícias - 18 de janeiro de 2022 - 09:37

FEMUSC 2022: Concerto das Nações homenageia países latino-americanos e do leste europeu

FEMUSC 2022: Concerto das Nações homenageia países latino-americanos e do leste europeu

O Concerto das Nações, apresentação tradicional do Festival Internacional – FEMUSC, destacou a participação de alunos latino-americanos e do Leste Europeu que participam até 29 de janeiro dos cursos de Música Popular Brasileira e Música Antiga durante o festival em Jaraguá do Sul, Santa Catarina.
Parte da série “Grandes Concertos”, a apresentação fechou a noite desta segunda-feira, 17/01, ao som de violino, viola barroca, piano, fagote, oboé barroco e harpa, entre outros instrumentos, representando Paraguai, Argentina, Bolívia, Peru, Costa Rica, Bulgária e o Brasil.
Durante as canções peruanas, a dupla de músicos Luis Alexander Ramirez e Álvaro Alejandro Barreto mostrou, além da música típica do país, as vestimentas, a dança e um pouco da história do Peru.
Já a musicista Diana Nilolova Todorova, da Bulgária, tocou uma melodia búlgara na harpa e com o mesmo instrumento acompanhou percussionista brasileiro que representou a região Norte do Brasil.
Em seguida, as apresentações das outras regiões brasileiras tiveram música de Chiquinha Gonzaga e Tom Jobim, além da poesia de Patativa do Assaré, entre outros acordes da MPB.
O concerto foi finalizado com uma homenagem de alunos à cidade de Jaraguá do Sul.

Shows de Música Popular e Recitais de Câmara

Antes do Concerto das Nações, no primeiro show de música popular do FEMUSC, no pequeno Teatro do Scar, os alunos de instrumentos como percussão, acordeon, violão, bateria, baixo, saxofone e de canto  interpretaram clássicos de João Bosco, Luiz Gonzaga, Rita Lee, Pixinguinha e Sivuca. Baião, Incompatibilidade de gênios, Samba de uma nota só e Mania de Você fizeram parte do repertório escolhido.
Na plateia, além do público que prestigiou o evento, estavam presentes os professores do FEMUSC como Jane Duboc, Edu Ribeiro, Marinho Andreotti, Chico Macedo e  Dino Barione.
Já os alunos do curso de Música Antiga participaram da Série Recitais de Câmara com apresentações de cravo e viola barroca de duas obras de Johann Sebastian Bach: Prelúdio e fuga em lá maior BWV 888 (livro 2) e Suite 3: Prelúdio.  A Série Recitais de Câmara foi finalizada com “Da tempeste il legno infranto”,  da  ópera  Giulio Cesare in Egitto  de Georg Friedrich Händel, e foi apresentada pela soprano Ligia Ishitani  e pelo pianista Matheus Alborghetti.