Notícias

Acompanhe a nossa série especial de notícias

Sem categoria - 8 de outubro de 2018 - 11:00

FESTAS DE OUTUBRO

FESTAS DE OUTUBRO

Em outubro, Santa Catarina se transforma no melhor e mais animado destino turístico do Brasil. Em várias regiões do estado, 13 festas atraem mais de 2 milhões de visitantes. São turistas de todas as partes do país e do mundo, muitos retornando pela segunda ou terceira vez ao estado, difundindo assim a dança, a música, a comida típica e as tradições herdadas dos imigrantes alemães, italianos, portugueses, açorianos, austríacos e de outras etnias que formam a base do povo catarinense.

ENCANTOS DO SUL:
A Heimatfest – Festa das Origens, direciona as atenções no mês de outubro ao sul de Santa Catarina, para a cidade de Forquilhinha. O município mostra seu lado festivo, suas etnias, costumes, gastronomia e diversas outras atrações para os visitantes. As etnias colonizadoras do município alemã, italiana, polonesa, japonesa, portuguesa e negra são homenageadas durante a festa. A HeimatFest surgiu para motivar os moradores a resgatar e manter vivas as tradições culturais, a gastronomia e o acervo histórico dos colonizadores responsáveis pela formação do município de Forquilhinha.

São Martinho

Festa do Produto Colonial
Com muita música e gastronomia típicas alemãs, o evento celebra as tradições dos colonizadores.
Em novembro, no Parque da Festa do Produto Colonial, no Centro.

 

 

VALE EUROPEU:

Brusque

Fenarreco
A principal atração é o “Ente mit Rotkohl” (marreco recheado com repolho roxo), além de outros pratos da culinária alemã, chope, música e danças típicas. O evento de Brusque faz parte do calendário das Festas de Outubro de Santa Catarina e é realizado no Pavilhão de Eventos Maria Celina Vidotto Imhof (Pavilhão da Fenarreco).

Timbó

Festa do Imigrante
Bailes, shows, desfiles, gastronomia e apresentações de danças folclóricas germânicas são a marca desta grande festa de Timbó, que faz parte do calendário das Festas de Outubro de Santa Catarina. Em outubro, no Pavilhão de Eventos Henry Paul.

 

GRANDE OESTE

Chapecó

Efapi
A Exposição-feira agropecuária, industrial e comercial de Chapecó recentemente passou a fazer parte das das Festas de Outubro de Santa Catarina. A Efapi é uma das maiores feiras multissetoriais do Brasil, reunindo indústria, comércio, agropecuária e serviços, além de shows e apresentações culturais. Paralelamente, ocorrem a Feira da Novilha, a Feira do Gado Geral e a Feira do Artesanato. Em anos ímpares, no Parque de Exposições Tancredo de Almeida Neves.
Fone: (49) 3321-8416

GRANDE FLORIANÓPOLIS

Florianópolis

Fenaostra – Festa Nacional da Ostra e da Cultura Açoriana
Mais de 100 pratos à base de frutos do mar, especialmente ostras e mexilhões. Há também concursos gastronômicos, cursos, workshops e seminários, comércio de artesanato e atrações artísticas e culturais. Em outubro.

 

CAMINHOS DA FRONTEIRA

Itapiranga : Oktoberfest

A primeira Oktoberfest do Brasil, como gostam de mencionar os moradores de Itapiranga, celebra a dança, o folclore e a gastronomia típica alemã. A abertura e o encerramento da tradicional festa acontecem, desde 1978, em um dos principais núcleos germânicos da cidade, a Linha Becker. Nos outros dias, as comemorações são realizadas no Complexo da Oktoberfest.
Alto Jardim Bela Vista, Jardim Bela Vista.

CAMINHO DOS PRÍNCIPES

Jaraguá do Sul

Schützenfest
A Festa dos Atiradores (em alemão) resgata as tradições germânicas dos clubes de caça e faz parte do Calendário das Festas de Outubro de Santa Catarina. Nos 10 dias de comemoração, há competições de tiro, bailes, desfiles, apresentações folclóricas e comidas típicas.
Rua Walter Marquardt, 910, Barra do Rio Molha.
Fone: (47) 3370-9795
www.schutzenfest.com.br

Rio Negrinho

Oberlandfest
Comemoração tipicamente germânica que integra o Calendário das Festas de Outubro de Santa Catarina, com desfiles de grupos folclóricos e do bierwagen, bailes animados por bandas típicas, concursos de tiro ao alvo e de tomadores de chope em metro, além de desafios entre os serradores de lenha. Tudo isso regado a chope e muita comida típica.
No Pavilhão dos Imigrantes de Rio Negrinho
www.oberlandfest.com.br

COSTA VERDE E MAR

Porto Belo

Festival do Camarão
Deliciosas receitas à base de camarão, ostras e mariscos. Ao contrário da maioria das Festas de Outubro, o Festival do Camarão de Porto Belo valoriza a colonização portuguesa, especialmente a cultura açoriana.

Itajaí

Marejada
A festa se modernizou ao longo dos anos, ganhou uma nova roupagem mas continua sendo o principal evento artístico-cultural da pesca catarinense. A gastronomia é o destaque da Marejada, com a oferta de diversos pratos à base de frutos do mar. O nome da festa é relacionado ao mar. Marejada significa uma leve agitação das águas, mas sem a rebentação de ondas. A organização é feita pela Secretaria Municipal de Turismo.

CAMINHOS DO ALTO VALE

Rio do Sul

Kegelfest – Festa Nacional do Bolão
Uma das festas mais tradicionais da região, reúne shows nacionais, música típica, apresentações folclóricas e gastronomia. Celebra o bolão, ou kegeln, esporte ancestral do boliche, herdado dos imigrantes alemães.
www.festadobolao.com.br

VALE DO CONTESTADO

Treze Tílias

Tirolerfest
Evento que celebra as tradições dos colonizadores austríacos, com apresentações de grupos folclóricos, música e gastronomia típica. Em outubro (mês de aniversário da cidade), na Praça Municipal Ministro Andreas Thaler.