Notícias

Acompanhe a nossa série especial de notícias

Notícias - 21 de julho de 2020 - 10:02

Lobo-marinho é visto na Praia dos Ingleses, em Florianópolis

Lobo-marinho é visto na Praia dos Ingleses, em Florianópolis

Animal juvenil estava usando as pedras para descansar. Equipe de especialistas acompanha o mamífero marinho.

Um lobo-marinho-subantártico (Arctocephalus tropicalis) foi visto na manhã deste domingo (19) na Praia dos Ingleses, no Norte da Ilha, em Florianópolis, usando as pedras para descansar. O mamífero marinho é juvenil e aparenta estar em boa saúde, disse a Associação R3 Animal, que executa naquele trecho o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS).

O lobo-marinho foi levado pela R3 Animal até um local menos movimentado para que pudesse ter melhor descanso. Uma avaliação preliminar feita com um termógrafo – aparelho que detecta a temperatura em diferentes pontos do corpo – constatou que ele está aparentemente saudável, com boa composição corporal e responsivo.

As unhas do lobo-marinho foram pintadas de vermelho para facilitar a identificação caso seja avistado novamente.

Caso encontre este ou outro animal marinho, a recomendação é ligar para o número de acionamento do PMP-BS, 0800 642 3341. Outras dicas são manter distância e isolar a área; não usar flash; afastar animais domésticos; e não dar alimento e nem forçar a espécie encontrada a entrar na água.

A espécie

O lobo-marinho-subantártico habita principalmente as ilhas ao Norte da Convergência Antártica. A espécie até pode ocorrer no litoral brasileiro, mas é uma migração errática, sendo poucos os relatos da presença desses indivíduos em nossa região.

Fonte: G1 Santa Catarina