Notícias

Acompanhe a nossa série especial de notícias

Notícias - 3 de agosto de 2020 - 08:58

Órfão alemão funda projeto que ajuda centenas de crianças no Piauí

Órfão alemão funda projeto que ajuda centenas de crianças no Piauí

O casal Iara e Eduardo, Caçadores de Bons Exemplos, encontrou no nordeste do Brasil, um imigrante alemão que foi capaz de se sensibilizar pelas mazelas do povo brasileiro de forma tão intensa e verdadeira, que o fez mudar de país, abandonar a seminário e recomeçar sua história se doando por completo a um povo que nem era seu.

O alemão Johannes Shorzak sentiu na pele a empatia no seu grau mais completo ao chegar no Brasil. Em uma missão do seminário em que estudava, ele viu dezenas de crianças com fome, frio e sem família, assim como ele, que perdeu a mãe quando tinha apenas 5 anos de idade.

João Alemão, como é chamado, foi criado com amor e carinho e teve oportunidades na vida graças a uma instituição que o acolheu e criou e, por isso, ao ver a cena que representava uma história que poderia ser sua, entendeu que seu chamado era maior do que pensava e muito distante de casa.

A chegada

Desde o dia em que decidiu fazer do nordeste sua casa e daquele povo o seu povo, se passaram 40 anos. Décadas marcadas por muito trabalho, dedicação e conquistas.

Desafios que começaram logo de cara quando uma enchente destruiu centenas de casas, desabrigou milhares e colocou de cabeça para baixo aquilo que era resultado de anos de esforço.

Aquelas pessoas tão machucadas pela seca tinham conquistas, como a construção de uma relação de confiança entre o povo cansado de promessas políticas e o imigrante alemão cheio de vontade de ajudar.

O projeto

A AMARE fica no município de Esperantina e foi criada para atender crianças e jovens moradores de rua desamparados e sem o apoio familiar, que o João Alemão também não teve.

Hoje, são oferecidas diversas oficinas como: cortes de cabelo; computação, e várias outras.

Além de contar com educadores, músicos e facilitadores, com profissionais de pedagogia, psicologia, assistência social, o AMARE tem também voluntários de psicopedagogia, odontologia e oftalmologia, que acompanham crianças e familiares e ajudam na construção de uma comunidade mais justa e capaz de formar adultos mais sensíveis e completos.

“Meu grande sonho é que a AMARE seja cada dia melhor para as pessoas locais e ajude os jovens a encontrarem algo por que valha a pena viver. Nossa juventude precisa disso! Nosso lema aqui é “educar para encantar para a vida!”, disse João Alemão.

Empatia

Muito se fala sobre empatia e de se colocar no lugar do outro, mas a verdade é que mesmo que você se esforce muito para desenvolver essa capacidade, a plenitude dela só vem acompanhada de memórias.

“Sentir o que o outro sente é nobre, é necessário e gera resultados no desenvolvimento da humanidade que são inegáveis, mas a real é que, só se sente o que outro sente, quando já se passou o que ele passa”, lembram os Caçadores de Bons Exemplos.

Por Rinaldo de Oliveira, da redação do SóNotíciaBoa – em parceria com Caçadores de Bons Exemplos



Órfão alemão funda projeto que ajuda centenas de crianças no Piauí
Órfão alemão funda projeto que ajuda centenas de crianças no Piauí
Órfão alemão funda projeto que ajuda centenas de crianças no Piauí