Notícias

Acompanhe a nossa série especial de notícias

Turismo - 29 de outubro de 2021 - 08:59

Projeto da primeira “Rota Turística” de SC é apresentado por Jaraguá do Sul e Pomerode

Projeto da primeira “Rota Turística” de SC é apresentado por Jaraguá do Sul e Pomerode

Um projeto inédito em Santa Catarina foi apresentado na Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur), a “Rota Turística” que ligará Jaraguá do Sul a Pomerode. A proposta tem como inspiração a “Ciclopista del Garda”, localizada na Itália, e terá, além de atrativos para os turistas, uma atenção especial para os ciclistas. Serão quase nove quilômetros destinados ao cicloturismo que, além de valorizar duas regiões turísticas, irá unir ainda mais o Caminho dos Príncipes e o Vale Europeu.

O projeto apresentado pelo prefeito de Pomerode, Ercio Krieck, e pelo vice-prefeito de Jaraguá do Sul, Jair José Franzner, tem como objetivo desenvolver o turismo na região. A rota está prevista para passar por Jaraguá do Sul, no bairro Rio da Luz, e em Pomerode na Rua Testo Alto.

“É algo que é trabalhado fora do país, algo único para Santa Catarina. É um projeto sensacional que promete revolucionar o turismo da região e de Jaraguá do Sul e Pomerode. É o tipo de projeto que a Santur defende, com inovação, algo que é diferente e que só vai trazer ganhos ao turismo, requer um caminho longo, de análises, mas precisamos do poder público para investir em novos equipamentos e isso está sendo feito.” – destacou o presidente da Santur, Renê Menezes.

Os representantes dos municípios estão apostando que o turismo será o gerador de recursos da região. De acordo com a diretora de turismo de Jaraguá do Sul, Leila Modro, baseado em dados do Strava, serviço para rastreamento de exercícios humanos usado principalmente para andar de bicicleta, ainda que sem as inovações, a rota possui um alto número de ciclistas diariamente.

Para deixar a rota mais atrativa, a execução de um pórtico para a região também está prevista. Também participaram do encontro a secretária de Turismo e Cultura de Pomerode, Gladys Sievert, e o diretor de gestão de projetos de Jaraguá do Sul, Antônio Carlos Luz.