Notícias

Acompanhe a nossa série especial de notícias

Notícias | Turismo - 29 de março de 2023 - 14:05

Fundação Cultural de Criciúma completa 30 anos de história

Fundação Cultural de Criciúma completa 30 anos de história
Cerimônia de comemoração ocorreu na noite desta terça-feira (28), no Centro Cultural Jorge Zanatta

 

História, cultura e arte são palavras que representam um dos principais locais históricos da cidade: a Fundação Cultural de Criciúma (FCC). O local, que está situado no espaço do Centro Cultural Jorge Zanatta, comemorou mais um aniversário nesta terça-feira (28), completando 30 anos de história no município. A cerimônia de comemoração ocorreu na sede da própria entidade, contando com apresentações culturais das bandas Chorinho Carvoeiro e Cruzeiro do Sul, além de um corte de bolo. As atrações tiveram a finalidade de prestigiar o espaço que, além de valorizar a cultura, é responsável por manter sempre viva uma parte da história de Criciúma em sua estrutura.
O evento reuniu universidades, vereadores, ex-presidentes da Fundação Cultural, autoridades da Prefeitura de Criciúma e a comunidade em geral. “É importante celebrar os 30 anos de existência dessa instituição tão significativa, porque esperamos que ela continue a trazer mais cultura, diversão e, acima de tudo, a preservação do patrimônio histórico para a cidade de Criciúma nos próximos anos”, destacou o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro.
De acordo com o presidente da FCC, Joster Favero, devido à bagagem histórica que a Fundação Cultural representa em Criciúma, a data de aniversário não poderia passar em branco. “Com os depoimentos e declarações conseguimos mostrar o lado contemporâneo que o espaço tem para o desenvolvimento da cultura no município e resgatar os fatos mais marcantes que a Fundação Cultural de Criciúma realizou em todos os seus 30 anos de história”, afirmou.
Importância da valorização cultural
Um dos principais papéis da FCC na cidade é desenvolver a prática e expressão artísticas dos cidadãos criciumenses. A Fundação Cultural realiza a divulgação cultural por meio dos seus editais de cultura, contemplando, no total, 14 oficinas em seu espaço. Conforme o diretor de Cultural da FCC, Clairton Rosado, é disponibilizado oficinas de artesanato, bordado, origamis, pintura, literatura, teatro, dança, balé, técnicas vocais, violão, piano, teclado, acordeon e violino.
“As práticas artísticas são consideradas fundamentais para um desenvolvimento saudável de todos. O contato com o ato de produzir e desenvolver o olhar artístico promove um dos principais benefícios no desenvolvimento pessoal e social de cada um. Sendo assim, com a aproximação cultural que a fundação proporciona, garantimos o bem-estar para todos os nossos cidadãos criciumenses”, pontuou.
Criciúma como referência turística
Além de ser responsável pelo desenvolvimento cultural em Criciúma, a FCC também desempenha o papel de tornar o município, cada vez mais, uma cidade referência no turismo. Conforme o diretor de Turismo da FCC, Ismail Ahmad Ismail, a fundação cuida dos pontos atrativos na cidade como, por exemplo, a Mina de Visitação Octávio Fontana, o Museu Augusto Casagrande, os três parques e a Casa do Agente Ferroviário.
“Nos últimos anos o fomento do turismo é um dos nossos principais focos, principalmente, por meio das nossas ações de divulgações dos nossos pontos turísticos. Desse modo, além da parte de implementação da infraestrutura com a construção de novos equipamentos turísticos, sempre nos capacitamos para receber bem nossos turistas e mostrar a qualidade que Criciúma tem para quem visita o seu espaço”, enfatizou.
Um pouco da Fundação Cultural de Criciúma
A Fundação Cultural de Criciúma está localizada no Centro Cultural Jorge Zanatta, na rua Coronel Pedro Benedet, no Centro. Segundo a historiadora da FCC, Cinthia Franco, o lugar foi construído entre 1941 e inaugurado em 1945 para abrigar o Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM).
A historiadora explica, ainda, que o prédio da FCC está ligado com a história econômica, cultural e politica da cidade. Além de fornecer atividades carboníferas, a antiga sede já serviu como um pequeno carcere durante a ditadura militar e se tornou sede do Conselho Nacional do Petróleo (CNP). Atualmente, o prédio abriga a galeria de arte e oficinas culturais que são oferecidas à população.
“Em seus 30 anos de história a Fundação Cultural de Criciúma é considerada uma força vital na promoção da cultura e das artes em Criciúma e tem toda a região. Basicamente, ajudando a preservar a história e as todas tradições que vivem em Criciúma”, concluiu a historiadora.
Atrações da cerimônia da Fundação Cultural de Criciúma
A cerimônia alusiva aos 30 anos da FCC contou com o prestígio do Grupo de Capoeira Beribazu, das artistas circenses Dakini e Danika Barreto, acompanhadas do acordeonista Gustavo Duarte, além de obras expostas ao ar livre do artista Adair Fernandes. O artista visual Breno Stern expôs suas obras e fez retratos. Uma exposição de artes visuais “Espaço Tempo. Trajetórias e Memórias” esteve, também, à disposição na Galeria de Arte da Fundação Cultural.