Notícias

Acompanhe a nossa série especial de notícias

Notícias - 10 de março de 2020 - 16:26

“Santa Catarina se despede hoje de um grande artista que contribuiu muito para a cultura do Estado

“Santa Catarina se despede hoje de um grande artista que contribuiu muito para a cultura do Estado

Aos 95 anos, o artista plástico Silvio Pléticos morreu na tarde desta segunda-feira, 9. Pléticos foi internado na sexta-feira com pneumonia e não resistiu. O velório será realizado a partir das 8h desta terça-feira, 10, no Espaço Lindolf Bell, no CIC, até as 19h, quando o corpo será encaminhado para o crematório de Palhoça. O governador Carlos Moisés lamenta a morte do desenhista e pintor que influenciou gerações.

“Santa Catarina se despede hoje de um grande artista que contribuiu muito para a cultura do Estado e deixa um legado não só por meio de suas obras, mas pela influência e ensinamentos compartilhados com outros artistas catarinenses”, destacou o governador.

Em abril de 2019, Pléticos foi homenageado durante as comemorações de 40 anos da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), quando uma de suas obras foi exposta no Espaço Lindolf Bell, no Centro Integrado de Cultura (CIC). No ano anterior, o artista teve suas obras expostas na mostra individual Pléticos – Espaço, Geometria e Construção, no Museu de Arte de Santa Catarina (MASC), com curadoria de João Otávio Neves Filho (Janga).

Atualmente, o público pode conferir duas obras de Pléticos na exposição Coleção Masc 70 anos: Natureza Morta (1963) e Gato e Peixe.

Cidadão honorário de Florianópolis e São José 

Nascido em Pula, atual Croácia, Pléticos se mudou para Florianópolis em 1968, depois de passar por Ribeirão Preto (SP) e Passo Fundo (RS). Na capital do Estado, segundo o curador Janga na ocasião de sua derradeira exposição no Masc, Pléticos se tornou interlocutor para uma geração de artistas catarinenses interessada no campo da experimentação plástica, de novos conceitos e propostas, utilização de novos materiais e procedimentos.

Ele foi diplomado pela Escola de Arte Aplicada de Zagreb, onde fez especialização em pintura mural. Estudou em Milão (Itália) e foi professor de desenho e pintura nas Escolas de Vondnjan, Fazana e Jursici, na Iugoslávia, nos anos 1950.

Já no Brasil, foi Catedrático em Desenho e Pintura na Faculdade de Artes Plásticas de Ribeirão Preto (SP) e professor de Desenho e Pintura na Escola de Arte de Passo Fundo (RS).

Em Florianópolis foi responsável pelos Cursos de Desenho e Pintura do Masc. Em 1984, recebeu o título de Cidadão Honorário pela Câmara Municipal de Florianópolis. Em 1994, foi agraciado com a Medalha de Mérito Anita Garibaldi pelo Governo do Estado de SC. Já em 2000, Pléticos foi nomeado Cidadão Honorário de São José, cidade onde morou nos últimos anos de vida.

Em 2001, o artista recebeu a Medalha de Mérito Cultural Cruz e Sousa, concedida pelo Governo do Estado de SC. A partir de 2010, dedicou-se ao ensino médio e orientação da arte em São José e São Pedro de Alcântara (SC), onde foi criado o Instituto de Cultura Sílvio Pléticos, organização sem fins lucrativos, políticos ou religiosos, do qual foi presidente de honra.

Em São José, também foi professor de arte na Casa da Cultura Estácio de Sá, incentivador e participante da criação da Associação de Artistas Plásticos de São José e da Federação das Associações de Artistas Plásticos de Santa Catarina.

Pléticos deixa o filho adotivo Daniel.

Informações adicionais para imprensa:
Assessoria de Comunicação Fundação Catarinense de Cultura
Telefones: (48) 3664-2571 / 3664-2572
E-mail: imprensa@fcc.sc.gov.br

Foto: Márcio Henrique Martins / Ascom FCC