Notícias

Acompanhe a nossa série especial de notícias

Notícias - 14 de maio de 2019 - 09:34

Secretaria de Agricultura de Araquari informa moradores sobre os cuidados com a raiva

Secretaria de Agricultura de Araquari informa moradores sobre os cuidados com a raiva

Após 38 anos sem registros da doença no Estado, na semana passada, um caso de morte por raiva é confirmado, na cidade de Gravatal. A paciente era uma mulher de 58 anos. Essa semana, após o caso, a Secretaria de Agricultura e Pesca está distribuindo panfletos informativos aos moradores que tiverem interesse em ter mais conhecimento sobre a doença e a equipe também está orientando os agricultores e produtores rurais da cidade, juntamente com a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (CIDASC).

A raiva é uma doença transmissível que atinge mamíferos como cães, gatos, bois, cavalos, macacos, raposas e morcegos, além de pessoas. Ela é transmitida aos humanos quando a saliva de animais infectados entra em contato com a pele ou mucosa, por meio de mordida, arranhão ou lambedura do animal, conforme informa também a Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (Dive-SC).

A mulher que morreu com a doença foi mordida por um gato, no dia 24 de fevereiro. Ela começou a sentir os sintomas apenas no dia 15 de março, de acordo com a Dive-SC.

A doença não tem cura esclarecida. Conforme a Dive-SC, três pessoas no mundo já se curaram, mas não se sabe a razão. Mesmo quando conseguem se libertar do vírus causador da doença, os pacientes ficam com sequelas.

Como saber se o seu animal está com raiva:
Todos os animais infectados apresentam os seguintes sintomas:
*Mudança de hábito;
*Mudança de comportamento;
*Salivação abundante;
*Falta de coordenação motora;
*Paralisia das patas traseiras;
* Dificuldade de engolir;

No cão o latido do animal que está com raiva é diferente do normal, parecendo um uivo rouco.  No Brasil, o principal animal que transmite a doença ao homem é o cão, por ser também o que possuímos mais contato.

O morcego hematófago é o principal transmissor da doença, pois pode infectar bovinos, equinos outras espécies de morcego, cães e gatos.

O que fazer se for agredido por um animal: 
* Lave imediatamente o ferimento com água e sabão;
*Procure com urgência o serviço de saúde mais próximo;
* O animal deve receber água e alimentação normalmente, num local seguro para que não possa fugir ou atacar outras pessoas e animais;
*Se o animal adoecer, morrer, desaparecer ou mudar de comportamento, voltem imediatamente ao Serviço de Saúde.
Quando o animal apresentar comportamento estranho, mesmo que não tenha mordido ninguém.

Evite: 
Tocar em animais estranhos, feridos e doentes;
Perturbar animais que estejam comendo, bebendo ou dormindo;
Separar brigas de animais;
Entrar em grutas ou furnas e tocar em qualquer tipo de morcego (vivo ou morto);
Criar animais silvestres ou tirá-los de seu habitat natural;
A vacinação de todos os cães e gatos é a forma mais eficaz de proteção contra a doença.

Em Santa Catarina, o último caso de raiva em cães e gatos foi registrado em Jaborá, no Oeste, em 2016, com o caso de um cachorro. Em 2006, Xanxerê, na mesma região, teve um cão e um gato com a doença e Itajaí teve o caso de um cachorro no mesmo ano.

Por Jaqueline Ronsani
14/05/2019 08:41