Notícias

Acompanhe a nossa série especial de notícias

Notícias - 14 de maio de 2019 - 09:54

Semana Nacional de Museus será celebrada em maio com vasta programação no Município de Indaial

Semana Nacional de Museus será celebrada em maio com vasta programação no Município de Indaial

Indaial preparou um programa cultural diversificado gratuito entre os dias 13 e 24 de maio, envolvendo os segmentos da literatura, atividade audiovisual, artes cênicas, artesanato e música.”

A Fundação Indaialense de Cultura, por meio do Museu Municipal Ferroviário Silvestre Ernesto da Silva, preparou uma vasta programação para celebrar a 17ª Semana Nacional de Museus, que ocorre no mês de maio e é inspirada no tema central proposto pelo Conselho Internacional de Museus (Icom).

O tema norteador 2019 para as comemorações do dia 18 de maio, celebrado como o Dia Internacional dos Museus, homenageia o poeta Paulo Leminski. Para o Icom, a poesia de Leminski propicia um diálogo criativo com o tema escolhido: Museus como núcleos culturais – o futuro das tradições. Trata-se de um momento propício para fomentar debates no campo museal e estimular a realização e o desenvolvimento de projetos e atividades museológicas.

Desde os anos de 1970, o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) vem pensando e trabalhando os museus como núcleos ou centros culturais. Nessa perspectiva, os Museus brasileiros são convidados a desenvolverem ações culturais especiais, enfatizando também a importância da ação como instrumento de ampliação do acesso à cultura e de visibilidade dos seus espaços.

Indaial preparou um programa cultural diversificado gratuito entre os dias 13 e 24 de maio, envolvendo os segmentos da literatura, atividade audiovisual, artes cênicas, artesanato e música. O Museu Municipal Ferroviário Silvestre Ernesto da Silva é administrado pela Fundação Indaialense de Cultura. Está localizado na rua Marechal Deodoro da Fonseca, 277, Centro. Fica aberto à visitação pública de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30.

O agendamento das visitas mediadas, Biblioteca Móvel e filmes deverá ser feito diretamente com o Museu pelo telefone (47) 3394 0708 ou e-mail: indaial.museu@gmail.com.

Programação:

Datas: 13, 16, 17, 20 e 23/05
Horário: 8h às 12h e 13h30 às 17h
Atividades: Biblioteca Móvel no Museu, Visita mediada ao Museu Ferroviário e Arquivo Histórico Municipal; Filmes: “Por que existem os Museus?” (Animação Infantil), “A Lua no Cinema”, de Paulo Leminski; “Poemas Narrados”, de Paulo Leminski

Datas: 14, 15, 21, 22 e 24/05
Horário: 8h às12h e 13h30 às 17h
Atividades: Biblioteca Móvel no Museu, Visita mediada ao Museu Ferroviário e Arquivo Histórico Municipal; Filmes: “Por que existem os Museus?” (Animação Infantil), “A Lua no Cinema”, de Paulo Leminski; “Poemas Narrados”, de Paulo Leminski
Horário: 14h às 17h
Atividade: Esquetes Teatrais FIC

FIC: Celebrando o Dia Internacional dos Museus
Data: 18/05
Horário: 8h às 12h
Atividades: Biblioteca Móvel no Museu; Visita mediada ao Museu Ferroviário e Arquivo Histórico Municipal; Feira de Artesanato; Filmes: “Por que existem os Museus?” (Animação Infantil), “A Lua no Cinema”, de Paulo Leminski; “Poemas Narrados”, de Paulo Leminski
Apresentações Culturais FIC
10h – Dança Livre (Professora Samanta Farias)
11h – Quinteto de Violões e Grupo Odeon (Professor Márcio Kuhn)

Fonte: Município de Indaial

Link:https://indaial.atende.net/#!/tipo/noticia/valor/851