Notícias

Acompanhe a nossa série especial de notícias

Notícias - 25 de novembro de 2022 - 14:48

Alunos da Rede Municipal de Ensino de Joaçaba participarão de um dos maiores eventos de robótica do país

Alunos da Rede Municipal de Ensino de Joaçaba participarão de um dos maiores eventos de robótica do país

Pela primeira vez alunos da Rede Municipal de Ensino de Joaçaba foram convidados a participar da Feira de Empreendedorismo e Robótica, que acontece na Escola S na cidade de Itajaí/SC, de 1 a 4 de dezembro em um dos maiores eventos de robótica do país, em paralelo com a etapa regional do Torneio SESI de Robótica FIRST LEGO League que reunirá 350 competidores de todo o estado.

Estarão representando o município de Joaçaba, os alunos Ana Julia Dave, Rogério Augusto Dall´Agosta Besen, Murilo Cesar Capelin e Eduarda Tereza Dalló Zanin, da Escola Mercedes Luiza Nascimento, que foram destaque nos componentes curriculares Maker Robótica e Itinerário de Empreendedorismo, aulas em parceria com o SESI SENAI, cujo objetivo é de incentivar os adolescentes à prática de pesquisa, criação em tecnologia e inovação.

De acordo com a Secretária de Educação, Rosane Kunen, a escola é pioneira na participação deste evento. “Ficamos muito felizes em sermos convidados a participar pela primeira vez de um evento tão grande de empreendedorismo e robótica. A Escola Mercedes é organizada em uma parceria entre o SESI/SENAI e a Prefeitura Municipal. Ela foi inaugurada em 2020 e já colhe grandes frutos, por meio da integração dos conhecimentos com a Educação Maker e Iniciação Profissional, pois assim, incentiva os alunos a serem protagonistas de seu próprio aprendizado. Com capacidade para atender 300 alunos, do 6º ao 9º ano, em período integral, a escola Mercedes é uma grande oportunidade de ensino gratuito em Joaçaba”, falou Rosane.

O projeto que será apresentado configura-se na ideia de desenvolvimento de um aplicativo de celular que auxilie o descarte e coleta correta do lixo. Os alunos do Itinerário de Empreendedorismo, (que também conta com os estudantes: João Pedro Haro, Maria Valentina Ruas Castuilhos, João Gabriel Chaves Celiberti, Heitor Luiz da Costa Deola, Eduardo Wolgang, Luizi Gabrieli Azevedo, Isabelly Mirian Desbessel, Theo Maestri, Cauane Alves Antunes e Arthur Gabriel Bortolin), idealizaram todo o aplicativo identificando as necessidades e informações que seriam necessárias para cumprir o objetivo do projeto. Então, foi realizada uma parceria com o Curso Técnico em Informática para Internet do Senai Luzerna, no qual esses estudantes criaram o layout dos primeiros protótipos do aplicativo na disciplina de Projetos de Front End.

O aplicativo “Recicla JBA” vai contar com alguns recursos como: informação de pontos de coleta de lixo eletrônico, de pilhas e baterias, educação, quiz e conteúdo sobre descarte correto do lixo, também traz informações referentes à sustentabilidade, maneiras de reciclagem do lixo, denúncia, Identificação de descarte incorreto do lixo com acionamento dos órgãos responsáveis.



Alunos da Rede Municipal de Ensino de Joaçaba participarão de um dos maiores eventos de robótica do país