Notícias

Acompanhe a nossa série especial de notícias

Notícias - 26 de março de 2024 - 09:41

“Coisas boas estão por vir”: o primeiro título de Isabelly Ávila no STU veio

“Coisas boas estão por vir”: o primeiro título de Isabelly Ávila no STU veio
Skatista de Itapetininga é campeã do Street em Criciúma e se emociona ao lembrar das duas cirurgias de joelho que fez

“Coisas boas estão por vir” era o que estava escrito no shape que ela levou para a final do Street em Criciúma, neste domingo (24), na pista do Parque da Prefeitura. E uma coisa muito boa veio para Isabelly Ávila: seu primeiro título em etapas do STU, depois de sete anos disputando o circuito brasileiro de skate. E a emoção logo tomaria conta da skatista de Itapetininga (SP), ao lembrar de tudo que teve que superar nos últimos tempos para poder chegar até aqui e poder comemorar um feito que já faz pare da sua história.

O ano era 2021 quando Isabelly descia um corrimão, durante o STU Open Rio, e lesionou o joelho direito. Depois de um tempo, recuperada da cirurgia, voltava à cena. Mas, no ano seguinte, no mesmo obstáculo, da mesma pista, do mesmo campeonato, uma nova lesão, só que no joelho esquerdo. Obrigada a fazer outra cirurgia, deixava mais uma vez de fazer o que mais ama. Mas sabia que desistir não era uma opção. Venceu essa nova etapa da vida e da carreira e retornou às pistas no meio do ano passado. A recompensa veio neste domingo.
“Fico até emocionada pela minha superação, por ter me machucado mais sério duas vezes, feito duas cirurgias, uma em cada joelho, e no mesmo dia 3 de janeiro. Tive que correr atrás para entrar no ritmo das outras meninas. Foi muito difícil. Voltar de lesão é muito complicado tanto fisicamente quanto emocionalmente. Essas lágrimas são de felicidade. Voltar a andar de skate era tudo o que eu mais queria e hoje estou aqui para comemorar muito esse título”, disse Isabelly, logo depois de ser abraçada por todas as outras finalistas.
Com a nota 68,55 logo na primeira de suas três voltas, Isabelly conquistou seu primeiro título em etapas de STU. O segundo lugar ficou com a alagoana Carla Karolina (67,57) e o terceiro, com Kemily Suiara (67,43), que é natural de Planaltina (DF). A campeã lembra que fez alguns pódios nesses seus anos no circuito do STU, mas admite que perseguia muito o lugar mais alto. As lágrimas de uma emoção genuína logo dariam lugar a um sorriso contagiante.
“Eu já tinha uns cinco terceiros lugares e uns dois segundos lugares no STU. Não era possível que esse título não viria! Graças a Deus, tive um bom desempenho nesse fim de semana aqui em Criciúma e deu tudo certo. Queria aproveitar para agradecer ao meu treinador, a meu namorado e a toda essa galera que jogou uma energia muito grande pra pista”, vibrou ela, que já tinha feito a melhor nota entre as 12 skatistas na semifinal de sábado (23).
No Paraskate Street, título para Felipe Nunes
E em um dos momentos mais inspiradores de toda etapa do STU National, o Paraskate teve sua final no Street neste domingo. Depois de estrear com a modalidade Park em Florianópolis, com o título de Vini Sardi, o circuito teve continuidade em Criciúma e coroou Felipe Nunes como o grande campeão, com a impressionante nota 90,78. Deficiência, que não é a palavra certa a ser usada para falar desses heróis do esporte e da vida, é vencida diariamente diante de uma ou outra limitação que qualquer pessoa tem.
“O skate nos faz viver, é uma inspiração para nós. Legal ter todo esse apoio do STU para fazer com que as pessoas conheçam mais a modalidade. Queria aproveitar para agradecer a toda essa galera que esteve aqui e nos mandou uma energia incrível. E os skatistas que estiveram aqui estão de parabéns, andaram muito. Todos se puxaram para dar o seu melhor. Consegui acertar minhas manobras e garanti uma boa nota. Feliz por esse título. Que venha Porto Alegre”, declarou Felipe Nunes, já projetando a próxima etapa, de 12 a 14 de abril.
A etapa de Criciúma do STU National 2024 foi apresentada pelo Banco BV e teve como patrocinador master a Petrobras, além de patrocínios do Governo Federal, da Monster Energy, da Prefeitura de Criciúma, da Fundação Municipal de Esportes (FME) e da Tiger. Homologada pela CBSk e teve como parceiro especial a Kenner, além dos parceiros oficiais Mini Kalzone e Nações Shopping. O apoio foi da Drop Dead e da ABPSK.
Resultado final (Street Feminino):
1º – Isabelly Ávila: 68,55
2º – Carla Karolina: 67,57
3º – Kemily Suiara: 67,43
4º – Rafaela Murbach: 67,17
5º – Gabi Mazetto: 67,16
6º – Maria Lúcia Rocha: 60,56
Resultado final (Paraskate Street):
1º – Felipe Nunes: 90,78
2º – Ítalo Romano: 81,88
3º – David Soares: 80,26
4º – Vini Sardi: 78,98
5º – Tony Alves: 70,00
6º – Renatinho: 68,74
7º – Daniel Amorinha: 56,44
8º – Ruan Felipe: 55,50
9º – Leonardo Soares: 46,04
10º – Nando Araújo: 44,52