Notícias

Acompanhe a nossa série especial de notícias

Notícias - 9 de dezembro de 2022 - 15:29

Criciúma recebe certificação nacional de eliminação da transmissão vertical do HIV

Criciúma recebe certificação nacional de eliminação da transmissão vertical do HIV
Cidade está entre as quatro do estado que receberam o certificado. Entrega ocorreu na última quarta-feira, em Brasília. Município também foi reconhecido com o Selo Prata de Boas Práticas rumo à Eliminação da Sífilis Congênita

 

Criciúma recebeu, na última quarta-feira (7), duas certificações nacionais no combate e prevenção às infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). Na avaliação, realizada pelo Ministério da Saúde, o município figurou entre as quatro cidades do estado a conquistar a Certificação da Eliminação da Transmissão Vertical do HIV. A cerimônia de entrega das certificações ocorreu em Brasília.

A transmissão vertical acontece quando a criança é infectada durante a gestação, parto, e até mesmo, em alguns casos, durante a amamentação”, explica o secretário de Saúde, Acélio Casagrande. Criciúma também conquistou o Selo Prata de Boas Práticas rumo à eliminação da Sífilis Congênita, que também se caracteriza pela transmissão de mãe para filho.

Apenas 43 cidades do Brasil receberam o certificado de eliminação da transmissão vertical, o que, novamente, coloca Criciúma como destaque de saúde nacionalmente. É um reconhecimento do trabalho de todos os servidores da Secretaria de Saúde, e também dos demais profissionais da área que atuam no município”, destaca o prefeito Clésio Salvaro, que aproveitou a agenda na capital para representar a cidade no evento e receber os certificados.

Segundo o guia do Ministério da Saúde que orienta estados e municípios para a certificação, os certificados e selos refletem a qualidade da assistência no pré-natal, parto, puerpério e seguimento da criança, além de reconhecer o trabalho realizado em determinado território para a eliminação da transmissão vertical de HIV e sífilis.

Para a avaliação, o Ministério da Saúde analisa uma série de metas e indicadores de impacto. “Em Criciúma temos, por exemplo, uma taxa de incidência de crianças infectadas pelo HIV por transmissão vertical de 0%. Além disso, a cobertura de teste rápido de HIV e sífilis em gestantes é de 100%, assim como a taxa de uso de terapia antirretroviral em gestantes com HIV”, informa a coordenadora do Programa de Atenção Municipal às ISTs, HIV e Aids (Pamdha), Patrícia Oenning.