Notícias

Acompanhe a nossa série especial de notícias

Notícias - 1 de dezembro de 2022 - 14:19

Filhote de gato-maracajá será encaminhado ao Cetas na Capital

Filhote de gato-maracajá será encaminhado ao Cetas na Capital

Felino foi entregue aos bombeiros no fim de semana por um munícipe. Fujama alerta que o contato direto com pequenos mamíferos silvestres traz mais prejuízos do que benefícios aos animais

A equipe do Programa Resgate de Fauna da Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama) deve encaminhar nos próximos dias um filhote de gato-maracajá que foi entregue neste fim de semana por um munícipe na sede dos Bombeiros Voluntários de Jaraguá do Sul. Aparentemente o pequeno felino está saudável, mas como é muito novo deverá ser encaminhado nos próximos dias ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) em Florianópolis. Segundo a Fujama, esta espécie está ameaçada de extinção.

Recentes ocorrências envolvendo filhotes de mamíferos como cervo, cachorro-do-mato, furão e agora o gato-maracajá chamam a atenção por que os animais foram acolhidos por moradores das regiões onde foram encontrados antes que a Fujama fosse acionada. “É importante fazer uma ressalva com relação a isso. As pessoas não podem simplesmente saírem pegando um desses filhotes, por achar que estão abandonados. Por vezes, os pais deixam os filhotes num determinado local e vão caçar, para depois voltar e cuidar dos filhotes”, observou o biólogo.

“A partir do momento que a pessoa pega esse animal na mão achando que está fazendo uma boa ação na verdade está prejudicando o espécime. Porque ao deixar o seu cheiro no filhote faz com que ele corra o risco de ser abandonado pelos pais. Quando isso ocorre, este animal vai ter que passar o resto de sua vida no zoológico sendo que o lugar correto dele é no meio da floresta”, concluiu Christian Raboch.

 

Publicado por: Emerson Gonçalves