Notícias

Acompanhe a nossa série especial de notícias

Notícias - 5 de novembro de 2021 - 12:29

Lages fica mais bela com as flores da estação

Lages fica mais bela com as flores da estação

Neste mês de novembro e em dezembro, as equipes de jardinagem da Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Meio Ambiente, da Prefeitura de Lages, estarão plantando as novas mudas de flores, espécies de verão, substituindo as flores de inverno que ainda estão floridas nos canteiros públicos da cidade, como se pode ver nas belas fotos do repórter-fotográfico e cinematográfico, da Prefeitura, Ary Barbosa de Jesus Filho.

As mudas que são plantadas nas praças, avenidas e rótulas são produzidas no horto das flores em duas estações, inverno e verão. A espécie que está plantada nos canteiros da rua Nereu Ramos, via gastronômica e rótula do monumento dos imigrantes, no bairro Coral é petúnia (grandiflora tritunia mix).

“As flores de inverno foram plantadas nos meses de junho/julho e agora neste mês de novembro e em dezembro estaremos fazendo o plantio das espécies de verão. Ao todo, em cada nova estação, são plantadas, em média, de 60.000 mudas”, disse a gerente municipal de paisagismo, a engenheira agrônoma Danúsia Vieira Sartori.

“As espécies de verão que estarão sendo plantadas são: begônia bronze white, begônia olympia mix, impatiens imara, impatiens de sombra, gazania kiss mix, lantanas, verbena, tagetes, celosia e petúnia grandiflora tritunia mix”, fala Danúsia.

Já as espécies de inverno já plantadas, sendo que algumas ainda florescem nos canteiros, são amor perfeito, alisson, calêndula, boca-de-leão e petúnia. A petúnia, por exemplo, é uma espécie de inverno/verão.

Antes do plantio das mudas, os canteiros são preparados e adubados e na sequência regados, permanentemente, até se fechar o ciclo de vida das flores.

“O cuidado com a reposição de flores, nos canteiros públicos faz parte da rotina de trabalho da Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente e para isso contamos com equipes próprias de servidores, atuando tanto na semeadura e no cultivo das mudas, no Horto, como no plantio e replantio dos canteiros públicos”, destaca o secretário municipal, Delfes Rodrigues.

Voluntários também cultivam flores em locais públicos

Um bom exemplo a destacar, e que contribui com os serviços realizados pela Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente, é a dedicação que alguns moradores de Lages têm dispensado para manter canteiros públicos bem cuidados e floridos.

Neste caso, o destaque, nesta matéria, é para os seguintes espaços: canteiro central da avenida Brasília, no bairro São Cristóvão; canteiro central da avenida Brasil, também no bairro São Cristóvão (em determinado trecho próximo à confluência com a avenida Presidente Vargas); e à margem da avenida Carahá, em trecho logo à frente do cruzamento com a rua Marechal Deodoro.

Nestes locais, moradores têm se dedicado já há vários anos, no plantio e cultivo de flores, ao longo das quatro estações do ano. “Gosto muito de flores e aqui, neste canteiro da avenida Brasil, tenho cultivado várias espécies. Faço isso quando venho visitar meu filho que tem estabelecimento comercial nesta avenida”, contou dona Nadir da Silva Neto.

Texto: Iran Rosa de Moraes

Fotos: Ary Barbosa de Jesus Filho



Lages fica mais bela com as flores da estação
Lages fica mais bela com as flores da estação
Lages fica mais bela com as flores da estação