Notícias

Acompanhe a nossa série especial de notícias

Notícias - 25 de novembro de 2022 - 14:54

Mirante de Gaspar sofre vandalismo

Mirante de Gaspar sofre vandalismo

Área precisou ser isolada para garantir a segurança das pessoas

Um dos principais pontos de contemplação e lazer do Centro de Gaspar foi alvo de vandalismo na madrugada dessa sexta-feira, 25. Um dos vidros da superfície sofreu prejuízos ao que aparenta ter sido uma tentiva de quebrá-lo por completo. A área está isolada para garantir a segurança das pessoas. A Prefeitura de Gaspar agora busca os procedimentos para recuperar o local.

“Me entristece profundamente ver ações como essas. O Mirante foi um lugar projetado para para que todos usufruíssem desse espaço público no Centro da cidade. Além de prejuízo financeiro, teremos também a interdição temporária do local até o conserto. Infelizmente quem perde é a nossa população. Vamos trabalhar para recuperar o local o mais rápido possível, mas pedimos que a população nos ajude a fiscalizar e inibir esse tipo de comportamento”, reforça o Prefeito Kleber Wan-Dall.

Durante os próximos dias a equipe de engenharia da Prefeitura estará verificando a possibilidade de reparo do mirante, enquanto isso, para garantir a segurança de todos, o local seguirá isolado.

Depredação do patrimônio público é crime, além de ser um ato que não causa prejuízo somente à cidade, mas a toda a sociedade. Os crimes são passíveis de punição, de acordo com a Lei nº 2.848/40, artigo 163, que prevê detenção de 6 (seis) meses a 3 (três) anos e multa. Se você testemunhou algum ato de vandalismo ou depredação nas áreas de lazer, que entre em contato com a Policia Militar pelo telefone 190 e faça uma denúncia.

Mirante Marco Zero Prefeito Evaristo Francisco Spengler
Com uma área total de quase 300 m², o Mirante fica na região central de Gaspar, em frente à Praça Getúlio Vargas. Ele conta um deck, áreas de exposições, área de convívio, playground e bicicletário. O espaço foi pensado para abrigar exposições de artistas locais e até mesmo eventos e festivais.

Todo o projeto da construção do mirante foi pensado para não causar impactos ao meio ambiente. A sustentabilidade está envolvida através da escolha dos componentes, como piso de madeira plástica, que é fabricado a partir de uma mistura de 30% de PVC e 70% de madeira reciclada. Também todo um projeto de urbanização, um dos pontos altos do local é a Palmeira Real, com mais de 15 metros que foi doada pela empresa Vida & Cor. O projeto foi executado pela empresa Salver com investimento de mais de R$890 mil. Parte dos recursos, R$ 460.952,38, são advindos de do Ministério do Turismo através de uma emenda do Deputado Rogério Peninha Mendonça. O Mirante Marco Zero é uma obra do Programa Avança Gaspar, o maior programa de investimento em obras de infraestrutura da história do município.